O pró-reitor de Assuntos Estudantis, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Erison Torres, foi recebido nesta quinta-feira (27) pelo secretário municipal de Administração de Mossoró, Pedro Almeida. A pauta da reunião foi o anúncio da suspensão dos estágios por parte da Prefeitura de Mossoró, divulgado pela imprensa local.
Na oportunidade, Pedro Almeida expôs a intenção da Prefeitura em redimensionar o programa de estágio do município, e o pró-reitor solicitou que a secretaria formalizasse à Universidade as medidas a serem adotadas, ressaltando a parceria histórica que existe entre a Prefeitura de Mossoró e a UERN.
Erison destacou ainda a importância dos estágios, tanto para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem, como para o desempenho das atividades nos diferentes órgãos do município. Além disso, o pró-reitor solicitou que a Prefeitura analise a possibilidade de não rescindir os contratos vigentes, já que as bolsas representam uma ajuda imprescindível para a permanência dos estudantes na UERN, principalmente no atual cenário econômico e social do País.
O secretário Pedro Almeida se comprometeu em analisar a situação, respeitando a parceria existente entre as duas instituições. O pró-reitor Erison Torres agradeceu a atenção do secretário e reforçou que a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini sempre foi parceira da UERN, afirmando que confia que uma solução seja alcançada de forma que não haja prejuízos para os estudantes.
PROTESTO
Na manhã desta sexta, 28, um grupo formado por estagiários da Prefeitura de Mossoró realizou protesto na Praça do Pax contra a medida anunciada pelo Município.
O Poder Executivo local emitiu uma nota sobre a suspensão dos estágios. Confira abaixo na íntegra:
“A Prefeitura de Mossoró informa que atualmente o programa de estágio desenvolvido pelo Município conta com parcerias com instituições como UERN, UNP e UFERSA. Tendo em vista o crescimento e visando a reestruturação do programa com a devida revisão da metodologia adotada no processo de estágio, a Secretaria de Administração vai dar início à rescisão dos contratos até 31 de dezembro de 2018.
Isso não significa que a Prefeitura não terá mais estagiários, mas sim que o programa passará por uma reavaliação, inclusive com a entrada de novas instituições conveniadas. A ideia é aperfeiçoar a relação do estagiário com o Município, visando, sobretudo, o aprendizado e a contribuição do estudante como auxiliar no serviço público. O programa retorna em 1° de fevereiro de 2019”.
Com informações da Uern
Tags: