A Defesa Civil iniciou desde a semana passada o serviço de monitoramento dos córregos, riachos, galerias, canais e bocas de lobo, como forma de prevenir alagamentos em Mossoró. Com o início do período de chuvas, o órgão tem trabalhado na identificação dos pontos considerados mais críticos, que começaram a ser limpos e desobstruídos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Em Mossoró, a maior preocupação da Defesa Civil tem sido o descarte indevido de lixo nos córregos e as construções irregulares que obstruem o fluxo natural das águas. “Nas visitas que realizamos temos encontrado muito lixo sendo descartado nos córregos. Colchão velho, sofá e até geladeira. Pedimos que a população ajude fazendo o descarte correto do lixo no serviço de coleta”, frisou o coordenador da Defesa Civil em Mossoró, Sargento Osnildo Morais.
Todos os dias a Defesa Civil está com equipe nas ruas e com o aumento do período chuvoso, será criado o plantão de inverno. Morais ressalta ainda que a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, que funciona 24 horas dentro da Guarda Civil Municipal. “Mesmo não tendo o plantão de inverno, nós já estamos atendemos 24 horas através da Guarda Civil Municipal”, destacou.
As ligações para a Defesa Civil devem ser realizadas nos casos de inundações, desabamentos, alagamentos, e no caso de denúncia de construções irregulares próximo a córregos e riachos.
Fonte: Secom/PMM
Tags: