Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 04 Mai 2019 | Redação Saúde pretende imunizar 18 mil pessoas no Dia D de vacinação contra Influenza

Crédito da foto: Marcos Garcia O Dia D de vacinação contra a Influenza ocorre neste sábado (4)

A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 18 mil pessoas durante o Dia D de vacinação contra a Influenza que ocorre neste sábado, 4. A pasta abriu os 43 postos de vacinação para imunizar os indivíduos que estão dentro dos públicos-alvo da 21ª Campanha Nacional contra Influenza.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) abriram às 08 horas. As 32 UBS’s da zona urbana e os mais oito postos extras de vacinação vão estar abertos aos grupos-prioritários até às 17 horas. Na zona rural a imunização vai ocorrer das 8h às 12h em três Unidades de Saúde.

As UBSs da zona rural que vão abrir neste sábado são a UBS Izabel Bezerra de Araújo (Comunidade do Jucuri) que também vai receber a 6ª edição do projeto Família em Foco, UBS Francisco Neto da Luz (Comunidade Riacho Grande) e UBS Luiza Vanessa (Comunidade da Maisa).

Os postos extras de vacinação foram escolhidos de modo que pudesse oportunizar mais comodidade e atender às áreas mais distantes das UBSs. Os postos extras são no bairro Abolição V, Partagem Shopping (10h às 17h), Cidade Oeste, Rotary Club, SESI Clube, Nova Mossoró, Conjuntos Wilson Rosado e Odete Rosado. Os postos extras vão funcionar das 8h às 17h, exceto o Partage Shopping.

Segundo o Ministério Saúde (MS), são em média 82.707 pessoas na cidade dentro dos grupos prioritários que devem receber a vacina que protege contra a influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. Os públicos-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; grupos de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; povos indígenas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A estimativa total é que serão vacinadas mais de 59 milhões de pessoas em todo país, sendo 972.875 só no Estado do Rio Grande do Norte. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Em 2018, o Rio Grande do Norte vacinou 93,5% de sua população, e agora em 2019 a Coordenação Estadual de Imunizações está aumentando os esforços para em parceria com as Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde vacinar o máximo possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários a receber a vacina e com isso reduzir as internações, complicações e óbitos causados por influenza.

Até o momento foram registradas a administração de 219 mil doses, proporcionando uma cobertura de 20,7% para o Rio Grande do Norte, sendo este o 13º no país e 4º no Nordeste em cobertura vacinal.

Tags:

Secretaria de Saúde
SMS
Dia D
imunização

voltar