Estudantes e professores voltaram a protestar contra o bloqueio de 30% no orçamento das universidades e institutos federais. As mobilizações ocorreram em diversas cidades do país nesta quinta-feira (30).
No final da tarde desta quinta-feira, estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professores e estudantes secundaristas de escolas privadas e públicas de Mossoró protestaram nas ruas no entorno do centro da cidade.
O ato contra a redução de 30% no orçamento das universidades e institutos federais concentrou os manifestantes na Praça Dom João Costa, localizada entre a Escola Estadual Jerônimo Rosado, Colégio Diocesano Santa Luzia e o Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Alfredo Simonetti.
Um dos organizadores do ato, o estudante Yadson Magalhães, argumentou que a praça foi escolhida por ser um ponto central entre várias escolas. “No dia 15, fizemos o ato saindo da Ufersa e foi muito bom. Mas, dessa vez optamos por realizar o ato em um ponto mais central, uma vez que contamos com a adesão de vários estudantes secundaristas”, contou Magalhães.
Após a caminhada, os manifestantes se reuniram no Memorial da Resistência, no Corredor Cultural, para a realização de apresentações culturais.
Para o professor Damião Aquino, as manifestações são necessárias e a expectativa é que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, possa recuar na decisão de reduzir o orçamento das instituições de ensino. “Essa é a nossa arma. Se ele não voltar atrás com as manifestações, sem ela é que ele não recuará”, argumentou o professor.
Tags: