A Caixa Econômica Federal (CEF) realizará a partir da próxima segunda-feira, 24, a “Semana de Conciliação” para negociar as dívidas dos clientes com o banco. A negociação, que será acompanhada pelo Procon, oferecerá descontos de 40% até 90% aos inadimplentes.
Realizada entre os dias 24 e 28 de junho, a semana de conciliação da Caixa Econômica renegociará dívidas de clientes que estão com débitos com o banco há mais de um ano. A renegociação, que será realizada na agência sede do banco em Mossoró, na Av. Coronel Gurgel, será feita em parceria com o Procon municipal.
A iniciativa atenderá clientes “pessoa física” e “pessoa jurídica” que contrataram serviços como empréstimos consignados, créditos empresarial, cheque especial, cartão de crédito, entre outros, e tiveram dificuldades em cumprir os pagamentos, tornando-se inadimplentes.
Na edição deste ano, a semana de conciliação realizada pelo banco conta com a parceria do Procon municipal pela segunda vez. A presença do órgão de proteção e defesa do consumidor possibilita que o consumidor tenha segurança que as condições negociadas “não serão abusivas”. “O Procon vai atuar para garantir que os juros e as taxas não sejam abusivos e que essa proposta seja cumprida”, argumentou Vera Araújo, coordenadora municipal do Procon.
Para o gerente geral da CEF em Mossoró, Julierme Torres, a semana de conciliação auxilia no reaquecimento da economia local. “[O consumidor] volta a ter acesso a políticas de crédito, mercado bancário, volta a fazer crediário e volta a comprar. Com isso, vamos trazer mais pessoas para o mercado consumidor e aquecer a economia”, ponderou o gerente geral.
Com o desconto negociado entre banco e cliente, a dívida deverá ser quitada à vista, encerrando o débito. Contudo, mesmo na inexistência de dívidas superiores há um ano, os clientes podem discutir com o banco modos de evitar a inadimplência e manter-se com acesso a políticas de créditos.
Tags: