Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 15h00 | 27 Jun 2019 | Redação Cerca de 382 milhões de pessoas no mundo têm diabetes; saiba quais são as complicações

Crédito da foto: Reprodução Disfunção sexual

Dia 27 de junho é o Dia Internacional do Diabético. Aproximadamente 382 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. A doença pode ter inúmeras complicações, como por exemplo retinopatia, cegueira, doenças cardiovasculares e até mesmo amputações de membros. Uma outra importante complicação do diabetes é a disfunção sexual, e isso preocupa muito os homens.

Quando o diabetes não é bem controlado, pode acontecer o estreitamento de pequenos vasos denominados artérias, diminuindo a circulação de sangue ao pênis e dificultando a ereção. Homens com diabetes que possuem outras condições crônicas associadas, como a hipertensão arterial, têm risco ainda maior de disfunção erétil.

"O diabetes pode atingir os órgãos em diferentes níveis de gravidade, do menor ao maior grau. Uma das consequências que pode provocar é a diminuição da sensibilidade dos nervos do paciente. O fluxo de sangue que nutre os órgãos também pode ser afetado, causando então a dificuldade de ereção", destacou o urologista, Dr. Éddio Dantas.

É preciso que o paciente controle o diabetes para evitar a disfunção erétil. Existem algumas recomendações básicas, como evitar o cigarro, controlar o colesterol e não usar estimulantes sexuais sem prescrição médica.

"Na maioria das vezes, o controle do diabetes associado ao uso de medicamentos específicos que auxiliam na ereção ajudam muito o paciente. Também é importande investigar e tratar complicações como obstruções venosas. Por esse motivo, é preciso sempre buscar auxílio com um urologista", finalizou Dr. Éddio

Fonte: NOBRE COMUNICAÇÃO

Tags:

Diabetes
disfunção sexual
saúde

voltar