Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 14h15 | 02 Jul 2019 | Redação Associação alerta que corte no IBGE pode prejudicar mapeamento de autistas

O alerta foi feito nesta terça-feira pelo presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR), José Roberto, durante a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Mossoró (CMM)

Crédito da foto: Associação dos Pais e Amigos dos Autistas protestam na sessão ordinária des Edilberto Barros/CMM

O presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (AMOR), José Roberto, disse nesta terça-feira, 2, que o corte de verba realizado pelo Governo Federal no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) pode prejudicar os autistas de todo o Brasil. Ele usou a Tribuna Popular na Câmara Municipal para fazer o alerta.

O presidente da AMOR pediu apoio dos parlamentares para impedir que as questões sejam retiradas. “Sabemos que é através dos Censos realizados pelo IBGE que o poder público pode pensar políticas públicas para a população. A retirada das questões sobre o autismo vai impedir o mapeamento dessas pessoas em todo o Brasil e dificultar a busca por políticas públicas”, reforçou José Roberto.

Com os cortes no orçamento, as pesquisas as pesquisas terão uma quantidade bem menor de questões e aquelas relativas ao autismo correm o risco de ser retiradas. Um projeto de lei da deputada federal Camen Zanotto (CIDADANIA/SC), visa garantir que os censos demográficos realizados a partir de 2018 incluam as especificidades inerentes ao autismo, mas diversas questões como aluguel, posse de bens, situação de imigrantes, entre outras, devem ficar fora dos questionários.

AMOR

José Roberto também aproveitou o espaço para falar sobre os objetivos da Associação, que a cada ano está mais organizada. “Somos vários pais e mães e estamos reunidos para buscar políticas públicas para os autistas em nossa cidade. Um dos objetivos que temos é conquistar uma sede que oferecerá terapias”.

Os vereadores Petras (DEM) e Flávio Tácito (PCdoB) reforçaram o apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Mossoró a causa. “Pode contar com nosso apoio, com o apoio de todos desta Casa. A união faz a força. E estaremos sempre a disposição”, reforçou Flavinho.

Tags:

autista
IBGE
mapeamento
prejudicado

voltar