Sexta-Feira, 05 de julho de 2024

Postado às 09h30 | 04 Jul 2019 | Redação Exposição da raça Sindi é uma das atrações da Festa do Bode em agosto

Crédito da foto: Reprodução Raça Sindi é originaria da região chamada de Kohistan, Paquistão

DO JORNAL DE FATO

A Festa do Bode é um evento tradicional em Mossoró que acontece há 21 anos, movimentando a economia de toda a região, com a exposição e venda de ovinos e caprinos durante os dias de programação. Neste ano, a 21ª edição da Festa do Bode vai acontecer entre os dias 15 e 17 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a grande novidade para este ano é a 1ª ExpoSindi, uma exposição de gado bovino da raça sindi, puro de origem, que levará cerca de cem animais para o Parque de Exposições. Outro evento dentro da programação acontecerá no sábado, 17, o Leilão Terra da Liberdade, com curral de negócios de caprinos, ovinos, bovinos e equinos.

“O objetivo da exposição é dissipar a raça para pequenos e médios criadores, desenvolvendo a cadeia produtiva, além de melhorar a qualidade do rebanho já existente na região”, disse o secretário de Agricultura, Jean Carlos Vieira. A Festa do Bode ainda contará com exposição de caprinos e ovinos, espaço gastronômico, pavilhão técnico e atrações culturais.

Além de ser bastante esperado pelos criadores de animais da região, o evento também gera expectativa no público em geral, pois é uma excelente oportunidade de visitar as exposições, apreciar a culinária e comparecer à programação artística do local. É nesse momento que os pais aproveitam para apresentar a cultura nordestina aos filhos, levando-os até o Parque de Exposições.

“A Festa do Bode é uma festa diferente, saudável, onde podemos levar nossos filhos para ver os animais, onde podemos ir para comer, ou apenas para olhar a movimentação. Para os criadores de animais, deve ser muito lucrativo, mas para nós que vamos só visitar os espaços é algo divertido e inovador, porque faz parte da nossa cultura”, disse o vendedor Danilo Duarte.

A Festa do Bode tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da caprinovinocultura local e desenvolvimento rural. A programação inclui cursos, seminários, exposição de caprinos e ovinos, torneio leiteiro, espaço da gastronomia regional, artesanato, área de estandes e shows culturais. Em edições anteriores, de acordo com os dados da Secretaria de Agricultura, a Festa do Bode chegou a movimentar em torno de R$ 1 milhão nos dias de evento.

A Festa do Bode já é um evento consolidado e atrai criadores de muitas regiões do Rio Grande do Norte e até de outros estados que estão dispostos a fechar negócios com os criadores locais. A 21ª edição do evento promete ser mais um sucesso, tanto para os criadores de caprinos e ovinos quanto para os que vão apenas prestigiar o evento.

 

SISB será lançado na Festa do Bode

Durante a 21ª Festa do Bode, também acontecerá o lançamento oficial do Selo de Inspeção Sanitária do Brasil (SISB), que é um certificado de qualidade, seguindo parâmetros e técnicas em nível municipal. Mossoró será o primeiro município do Nordeste a se integrar ao SISB, o que vai facilitar a comercialização, em nível nacional, de produtos de origem animal e vegetal produzidos na cidade.

A integração foi garantida após projeto de lei ser aprovado pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM) na última terça-feira, 2. “O SISB abre um leque de oportunidades para produtores que só comercializavam aqui; agora, passam a comercializar em nível nacional”, explicou o secretário de Agricultura do Município, Jean Carlos Vieira.

Com isso, é ampliada a possibilidade de abrir o comércio local, além de atrair indústrias para o município. O SISB faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e visa facilitar a comercialização dos produtos de origem animal no Brasil. Para isso, é necessário que os municípios se adaptem aos padrões de inspeção sanitária exigidos pelo Ministério da Agricultura.

Em relação aos Estados nordestinos, apenas Bahia e Pernambuco aderiram ao sistema, e Mossoró, a partir da sanção da lei aprovada na Câmara, será vanguarda no Nordeste no âmbito dos Municípios. Alguns Municípios do estado do Ceará também estão buscando informações sobre o Selo, após aprovação do projeto em Mossoró.

Tags:

Festa do Bode
Sindi
Mossoró
Mercado do Bode
economia

voltar