Uma das principais reclamações dos mossoroenses diz respeito à desorganização no trânsito da cidade, provocado principalmente pela precariedade de sinalização, bem como pela falta de consciência dos condutores de veículos. Em alguns trechos, acidentes acontecem com frequência, quando poderiam ser evitados com a instalação de sinalização adequada.
Uma das principais reivindicações dos moradores do bairro Bom Jardim, principalmente de quem mora ou transita pelo trecho que compreende a Avenida Rio Branco e a Rua Melo Franco, é a falta de sinalização no local, onde os condutores não conseguem identificar de quem é a preferência de passagem. A reportagem do JORNAL DE FATO chegou a fazer algumas matérias sobre o assunto, relatando situações de acidentes contadas por moradores.
Na última quarta-feira, 3, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) publicou edital de licitação para contratação da empresa que será responsável pela construção de uma rotatória no local, atendendo às reivindicações dos moradores daquela região. O edital foi publicado no Jornal Oficial do Município (JOM), e prevê a ocorrência da licitação para o dia 18 de junho, na Diretoria Executiva de Licitações, Contratos e Compras.
De acordo com a Prefeitura de Mossoró, a obra será executada no cruzamento da Avenida Rio Branco, Rua Afonso Pena e Rua Melo Franco. “O objetivo da construção da rotatória é melhorar e organizar o tráfego, dando mais fluidez ao trânsito e evitando acidentes no trecho. A obra será realizada após estudo prévio realizado pelo setor de Engenharia de Trânsito, que verificou a necessidade da instalação do equipamento no local”, informou a Prefeitura.
Ulisses Gonçalves mora na região onde a rotatória deve ser instada e já tinha feito várias reivindicações, tanto na Prefeitura de Mossoró quanto na imprensa, na busca por solucionar esse problema. O servidor público relatou que já presenciou muitos acidentes envolvendo carros, motos e pedestres naquela região, já que ainda não existe sinalização eficiente no local.
“Como cidadão, estou ciente do dever cumprido. A Prefeitura de Mossoró após quase 1 ano de reclamações na Ouvidoria e na mídia, enfim lançou edital que visa a obra de uma rotatória na Avenida Rio Branco. Essa rotatória vai beneficiar a todos que passam no cruzamento diariamente e a tendência é que os acidentes diminuam bem como seja melhorada a mobilidade urbana naquele local. Espero que a licitação seja concluída com sucesso e que a obra seja iniciada o quanto antes”, disse o servidor público.
Ao tomar conhecimento sobre a situação do trecho, a Secretaria de Trânsito informou que a Engenharia de Trânsito realiza com frequência estudos nos locais que apresentam maiores demandas, e que, aos poucos, trechos que não contam com nenhum tipo de sinalização de trânsito ganharão as devidas sinalizações, sejam elas radares de velocidade, lombadas ou rotatórias.
Tags: