Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 18h15 | 11 Jul 2019 | Redação “Julgamento do SUS” será apresentada no Congresso Nacional de Saúde em Brasília

Crédito da foto: PMM Democracia e Saúde

Retratando um cenário que põe o Sistema Único de Saúde (SUS) em um julgamento com juiz, promotores e testemunhas de defesa e acusação, a peça de teatro mossoroense Julgamento do SUS, da Secretaria de Saúde, foi escolhida para se apresentar na 16ª Conferência Nacional de Saúde. A Prefeitura está custeando as passagens de ida e volta para 20 agentes de saúde que vão se apresentar no concorrido e principal espaço do evento, a Tenda Paulo Freire: SUS em Cena.

Em 1995 a Prefeitura deu início ao incentivo cultural dos agentes de saúde e endemias possibilitando que os profissionais fizessem e apresentassem peças sobre temas da saúde à população. A primeira foi encenada por 12 agentes sobre combate a cólera ainda em 1995. Atualmente, são 35 agentes de saúde e 10 agentes endemias responsáveis por desenvolver oito peças que levam informações de uma maneira diferente e bem-humorada à comunidade. As peças retratam temas como dengue, zika, chikungunya, vacinação, Infecções Sexualmente Transmissíveis e outros.

O Julgamento do SUS foi criado há três anos, fruto de um livro que o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilberto Fernandes, escreveu. Para chegar à CNS, a peça concorreu com quase mil projetos. “Mais ou menos 1.000 trabalhos foram submetidos para apenas 30 serem selecionados. Ficamos surpresos porque o nosso foi enquadrado para a Tenda Paulo Freire, onde apenas 15 trabalhos vão ser apresentados no maior evento de Saúde do país.”, comentou Gilberto. A peça tem 1h20 minutos e vai ser apresentada ao público no dia 30 deste mês no Teatro Municpal Dix-huit Rosado, antes de da comitiva partir para se apresentar em Brasília.

A Conferência Nacional de Saúde vai acontecer de 4 a 7 de agosto, no Centro de Convenções de Brasília, e deve reunir mais de cinco mil pessoas de várias regiões do país para traçar diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Em nível local, Mossoró foi a única cidade do Estado que realizou o maior número de pré-conferências, dando oportunidade para todos os segmentos representativos da sociedade participarem e opinarem, antes da realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde em abril deste ano.

As Conferências de Saúde têm relevância no âmbito do país porque fortalecem o processo democrático de participação da população em defesa do Sistema Único de Saúde.

Fonte: PMM

Tags:

SUS
Mossoró
Congresso Nacional de Saúde
Brasília

voltar