Um projeto de robótica que é desenvolvido em escolas municipais de Mossoró, por alunos da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), voltou a ser executado nesta segunda-feira, 15, após recesso escolar. A intenção do projeto é levar para as escolas públicas aulas teóricas e práticas sobre a robótica.
Atualmente, seis escolas municipais participam deste projeto. São elas: Escola Municipal José Benjamin, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Celina Guimarães, Escola Municipal Senador Duarte Filho, Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha e Escola Municipal Alexandre Linhares.
O projeto de robótica é uma iniciativa que envolve docentes e discentes da Ufersa que visa promover e divulgar atividades que envolvam raciocínio e lógica de programação por meio de projetos de extensão da universidade e parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mossoró. Nessa parceria, alunos da Ufersa atuam como monitores dos alunos das escolas municipais do ensino fundamental em Mossoró.
As aulas acontecem no contraturno do ensino regular dos alunos e são ministradas por estudantes da Ufersa que atuam no projeto como estagiários. Vicente Antônio é um dos estagiários que atua no projeto na Escola Municipal Rotary, e comentou sobre a importância de apresentar para os estudantes essa vivência com essa área de pesquisa.
“A robótica ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos trabalhando a interdisciplinaridade. O conteúdo que eles recebem no ensino regular é incluído nas nossas aulas de robótica para solucionar problemas dos dias atuais”, destacou o monitor.
São aproximadamente 120 alunos da rede municipal de ensino participando do projeto de robótica. Entre eles, o estudante Matheus Eugênio, da Escola Municipal Rotary, que está participando do projeto desde o ano passado. “Eu acho o projeto muito interessante e decidi continuar porque tenho pretensão de trabalhar como programador, e o começo de tudo pode ser por aqui, com as aulas de robótica”, afirmou o estudante.
O projeto de robótica chegou a ser premiado, em 2017, em um torneio estadual ocorrido em Natal. Na ocasião, as pesquisas foram desenvolvidas com recursos do projeto de extensão “Inclusão Digital por meio de Robótica Educacional em Escolas Públicas de Mossoró”, com o qual, o grupo adquiriu kits mais modernos (EV3) e cumpriu diversas missões da competição apresentando projetos de pesquisa cujo tema era Hydro Dynamics, ou recursos hídricos.
Tags: