Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 20 Jul 2019 | Redação Criadores falam sobre importância da Festa do Bode

Crédito da foto: Divulgação A 21ª edição da Festa do Bode ocorre entre os dias 15 e 17 de agosto

Amina Costa/Da Redação

A 21ª Festa do Bode começa a ser preparada pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). Nesta última semana, foi publicado o edital para licitação da empresa que será responsável pela estrutura do evento, bem como foi feito o cadastramento para os pastoradores de veículos que trabalharão na festa.

Evento fixo no calendário mossoroense, neste ano a Festa do Bode vai ocorrer entre os dias 15 e 17 de agosto. Ela atrai milhares de pessoas que vão prestigiar e fechar negócios durante as exposições de caprinos e ovinos no Parque de Exposições Armando Buá.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região (ASCCOM), Alexandre Medeiros, comentou sobre a importância da festa, que vai além de um período de entretenimento para os mossoroenses. Ele afirma que para os pequenos e médios agricultores de Mossoró e região, a Festa do Bode é um evento de suma importância, porque dá a possibilidade de fechar negócios sem precisar ir para outras cidades.

“A Festa traz para os pequenos e médios criadores da região a possibilidade de fechar negócios sem precisar sair daqui. Podemos fazer exposições de animais, podemos comprar animais reprodutores na nossa própria cidade. Sem contar que tem a capacidade de gerar empregos para a agricultura familiar, que se preparam para esse evento, além da nossa culinária que é apresentada no evento”, disse Alexandre Medeiros.

Ele comemora ainda o fato de o evento ter se tornado fixo no calendário de Mossoró, fato que ajuda na divulgação da Festa do Bode em outros municípios. “Nós temos a possibilidade de trazer para a nossa cidade um evento agropecuário desse porte, que é um dos maiores da nossa região, um evento que se tornou fixo no calendário da cidade. Neste momento, estou na Feira Agropecuária de Crato (CE), convidando amigos criadores para participar do nosso evento”, comentou o vice-presidente da Asccom.

A expectativa para a Festa do Bode deste ano é grande, diante da incidência do bom inverno. Alexandre Medeiros explica que a situação deste ano está melhor do que em anos anteriores, uma vez que as chuvas fizeram que tivesse pasto suficiente para os animais. Ele disse ainda que, para este ano da Festa do Bode, terão entre 30 e 35 criadores de Mossoró, pela Asccom, além de criadores de outras regiões.

“Apesar da seca e de outras coisas que sempre ocorrem com os criadores, quem está na ativa consegue fazer bons negócios, porque há muitas pessoas novas que estão entrando nos negócios, além do pasto suficiente para os animais, por causa do inverno que tivemos neste ano. Podemos dizer agora que aproximadamente 70% do previsto já estão tudo certo”, comentou o criador.

Realizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, a Festa do Bode contará com exposições de caprinos e ovinos, espaço gastronômico, pavilhão técnico e atrações culturais. O evento é um dos principais do estado, movimentando toda a cadeia de caprinovinocultura da região. O evento é bastante esperado pelos criadores de animais, que comemoraram o fato de a Festa do Bode ser um evento fixo no calendário mossoroense.

Tags:

criadores
Festa do Bode
Mossoró
evento

voltar