A hepatite é uma doença silenciosa que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Por não apresentar os sintomas nos momentos iniciais da doença, é de suma importância a realização de testes rápidos que identificam a presença do vírus no corpo das pessoas. Os dados são de que o número de pessoas infectadas com hepatite é maior do que pessoas infectadas com HIV.
Por esse motivo, ocorre neste sábado (27) na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) o evento Hepatite Zero, com testes rápidos para o diagnóstico da hepatite C. O evento é promovido pelo Rotary Club Mossoró e é uma iniciativa que busca quebrar o silêncio e tabu que existem em relação à doença. De acordo com a presidente do Rotary Club Mossoró, Joana Darc Davi, os testes começam a ser feitos a partir das 8h.
“Os testes são importantes para que as pessoas que possuem o vírus da hepatite C possam tratar da doença o quanto antes. A doença está se alastrando, principalmente por ser assintomática e ser diagnosticada apenas com a realização do teste prático. Esse teste será feito nas pessoas que têm mais 40 anos que estiverem passando pela Praça do Pax na manhã deste sábado”, explica a presidente do Rotary Club.
Joana Darc explica que essa iniciativa faz parte de uma campanha contra a hepatite que acontece mundialmente. Os Rotarys Clubs de todo o país estão à frente dessa campanha, que foi iniciada no dia 20 de julho e segue até o dia 4 de agosto. Ela conta que em Mossoró esse evento ocorre neste sábado, mas em outras cidades pode ocorrer em datas dentro do prazo da campanha.
“A campanha está acontecendo mundialmente, mas o foco principal é na África e nas Américas, onde o número de pessoas infectadas é maior. No Brasil, os Rotarys Clubs dos Municípios estão fazendo essa campanha, que foi iniciada em 20 de julho e segue até o dia 4 de agosto. Com isso, fica a cargo de cada Rotary definir a data do evento. Aqui em Mossoró, vai acontecer neste sábado”, explicou Joana Darc Davi.
A campanha contra a hepatite é realizada por meio de uma união entre os Rotarys Club e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite. Os testes são gratuitos e são destinados para pessoas que têm mais de 40 anos. A hepatite é uma doença assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde, tendo como única possibilidade de cura o transplante de fígado.
“Esse é um trabalho de conscientização contra a hepatite. Atualmente, o número de pessoas infectadas com essa doença é maior do que o de pessoas com aids. Por ela ser uma doença silenciosa, a chance de cura é mínima, principalmente se ela for descoberta em estágio mais avançado. Por isso, pedimos para que as pessoas compareçam à praça para fazer os testes rápidos contra a doença”, disse a presidente do Rotary Club.
O Rotary International é uma rede global de 1,2 milhão de vizinhos, amigos, líderes e solucionadores de problemas que se reúnem para fazer mudanças positivas e duradouras nas comunidades, no país e no exterior. É uma associação de líderes empresariais e profissionais unidos no mundo inteiro para servir ao próximo e promover a paz, prestando serviços voluntários.
O número de infectados é equivalente a 10 mil estádios de futebol
No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos são diagnosticados. A hepatite C mata duas vezes mais do que a aids. Somente nos EUA, em 2018, a hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas.
Mas, se descoberta a tempo, ela tem cura. Pessoas diagnosticadas com hepatite contam com toda a assistência da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH), de forma gratuita, em clínicas nas principais capitais do Brasil.
A “Hepatite Zero” é a maior campanha do mundo voltada para a doença, sendo realizada pelo Rotary simultaneamente em 50 países de dois continentes – África e Américas. As testagens serão realizadas entre os dias 20 de julho e 4 de agosto nos 26 estados e também no Distrito Federal.
Tags: