Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 01 Ago 2019 | Redação Mossoró segue livre do sarampo: vacinas de rotina acontecem nas Unidades Básicas

Crédito da foto: PMM Vacina nas Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria de Saúde continua mantendo um elevado índice de cobertura vacinal contra o sarampo, acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. No ano passado a cobertura vacinal de rotina na cidade chegou a 133,35%, bem acima dos 95% mínimos que o MS determina. A cidade está livre da doença há vários anos. A vacina Tríplice Viral (que protege conta sarampo, caxumba e rubéola), considerada de rotina, está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Os mossoroenses podem ficar tranquilos, mas mesmo assim é importante que os responsáveis de crianças de 1 ano compareçam às UBSs. O coordenador de Imunizações do Município, Etevaldo de Lima, explica que a população não precisa entrar em pânico. “A única forma eficaz de proteção é a vacinação. Os pais que têm crianças de um ano devem procurar os postos de vacinação para imunizar contra o sarampo, que é uma vacina de rotina, mas não precisam estar em pânico porque Mossoró está acima da cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde.”, explica Etevaldo.

A vacina contra o sarampo é destinada para pessoas de 12 meses a 49 anos nas seguintes condições: de 12 meses a 29 anos o indivíduo precisa ter recebido duas doses da Tríplice Viral para estarem imunizados; para a faixa-etária de 30 a 49 anos se tiver tomado apenas uma dose já não precisa de mais nenhuma, estando imunizado. O Ministério da Saúde explica que as pessoas a partir de 50 anos já podem ter entrado em contato com o vírus e estarem imunes ao sarampo.

“A população precisa estar atenta à caderneta de vacinação. Se tiver comprovação da vacina, de acordo com a faixa-etária do Ministério da Saúde, não há motivo para pânico, logo não precisa tomar a vacina. Agora se não tem ou perdeu o cartão de vacina, na dúvida, vacine de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.”, afirma Etevaldo de Lima.

COBERTURA VACINAL DA TRÍPLICE VIRAL DE ROTINA (que acontece diariamente nas UBSs)

2018

Público-alvo de acordo com Ministério da Saúde: 3.760 crianças

Primeira dose aplicada: 5.014 crianças / Cobertura Vacinal: 133,35%

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DE POLIO E SARAMPO DE 2018 (15.610 CRIANÇAS)

Sarampo: 15.269 crianças imunizadas / Cobertura vacinal de 97,82%.

Poliomielite: 15.274 crianças imunizadas / Cobertura vacinal de 97,85%.

Fonte: PMM

Tags:

Vacina
sarampo
Mossoró
saúde
UBS

voltar