Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 12 Ago 2019 | Redação Hemocentro conta com sistema para gestão de estoque de sangue

Crédito da foto: EDUARDO MENDONÇA Lançamento do sistema Doar

Na última quinta-feira, 8, ocorreu o lançamento do Doar, sistema para gestão de estoque de sangue em hemocentros que tem como objetivo direcionar campanhas de coleta de sangue, de forma a maximizar a oferta e reduzir o descarte.

O software foi desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão de Operações em Sistemas de Saúde, (GOSS), composto pelo coordenador do grupo, o professor Breno Barros Telles do Carmo, juntamente com os professores Daniel Faustino Lacerda de Souza e Paulo Gabriel Gadelha Queiroz, a engenheira de produção e servidora técnica-administrativa da Ufersa, Vanessa Elionara Souza Ferreira Oliveira, e os estudantes Itágores Leandro Bezerra de Lira e Amim Alleff de Souza Silva. O sistema está em funcionamento no Hemocentro de Mossoró e foi financiado pelo Edital N.º 01/2018, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa.

“A palavra é gratidão, é agradecimento. Não teria nome melhor para esse sistema que não fosse Doar. É a tecnologia a serviço da vida, esse é o trabalho que o hemocentro faz e ficamos satisfeitos de estarmos integrando a Universidade nessa parceria de construção e conhecimento. Nós sabemos o quanto essa tecnologia está facilitando e melhorando o serviço prestado pelo Hemocentro. Então, não somente os servidores quanto a comunidade como um todo está sendo atendida por esse presente”, ressaltou a Diretora do Hemocentro de Mossoró.

De acordo com a enfermeira Camila Amorim, o sistema traz benefícios ao possibilitar a realização de uma coleta mais inteligente e direcionada por meio da maximização da oferta de sangue, redução do descarte e previsão das demandas de acordo com a época do ano. “Com o sistema, sabemos a quantidade de doadores por tipagem sanguínea e de hemocomponentes que precisaremos mensalmente, assim o estoque nunca ficará baixo e evitaremos o disperdício de insumos e hemocomponentes”, afirmou.

A assistente social Francisca Alda Sales Barbosa relembrou a escolha do nome do Projeto, Doar, que foi realizada em uma das reuniões conjuntas da equipe da Universidade com os servidores do Hemocentro e destacou a importância do projeto. “O sistema se torna muito importante para nós do serviço social porque possibilita que direcionemos melhor as nossas campanhas de coleta e as nossas necessidades com base em dados reais”.

Como etapas futuras do Doar serão desenvolvidos outros módulos tendo em vista agregar funcionalidades como a de contato automatizado com os doadores e agendamento de pedidos de bolsas de sangue por parte dos hospitais, além do desenvolvimento de um módulo para integrar os hemocentros do estado do Rio Grande do Norte, possibilitando a troca de produtos entre os participantes da rede.

Tags:

Hemocentro
sistema
gestão
estoque
sangue
doação

voltar