Mossoró sedia neste fim de semana a segunda edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI), organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC), em parceria com a Prefeitura e entidades do comércio e da indústria. O evento será aberto hoje à noite, na Estação das Artes Elizeu Ventania, e seguirá até sábado (31).
A Feneciti tem a programação voltada para a ciência e tecnologia, com objetivo de aproximar o ambiente acadêmico das empresas potiguares, além de fomentar o empreendedorismo e os negócios regionais.
O evento conta cerca de 100 estandes para expositores, palco cultural, auditório e shows populares, como forma de atrair o público em geral.
Além dos cerca de cem estandes para expositores, o evento terá palco cultural, auditório e shows. Um dos destaques da programação é o “Desafio Empreendedor” para Startups, uma parceria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e outras instituições de ensino superior. Durante a feira, também acontecerá o Sebrae Network Day, que abrirá oportunidade para as empresas trocar experiências com o objetivo de crescerem juntas e discutir novos negócios.
A Federação das Indústrias do Estado (FIERN), que é um dos parceiros da feira, mobilizará indústrias e sindicatos representativos do setor produtivo para o encontro de negócios. A entidade promete apresentar um ambiente de inovação, através da Unidade Móvel de Informática do Senai-RN, com a realização de minicursos voltados para a indústria 4.0 e apresentação da Impressora 3D com as aplicações dessa tecnologia nas diversas áreas, especialmente na indústria.
A programação também contará com ações de cidadania na Unidade Móvel de Saúde do Sesi-RN, que disponibilizará dois gabinetes completos para consultas médicas.
“Estamos apoiando a Feneciti. O Sistema Fiern esteve presente em edição de Caicó e estará em Mossoró. A feira é uma estratégia de visibilidade para nossos produtos e uma iniciativa importante em relação à divulgação dos temas relacionados à ciência e tecnologia, inclusive, sua aplicabilidade à produção. O nosso desafio maior, enfim, é aquecer a economia potiguar e, neste sentido, a Feneciti é um dos instrumentos”, afirma Amaro Sales de Araújo, presidente da Fiern.
A Prefeitura de Mossoró é responsável pela infraestrutura do local do evento. O Município também está presente na feira, com estande apresentando as inovações implementadas pela gestão, e ainda com exposição de artesanato. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado Neto, reconhece a importância de a cidade sediar essa edição da Feneciti. “Mossoró conta com um grande calendário de eventos e esse é mais um importante momento para nossa cidade, que é um polo de serviços e comércio para toda região Oeste do RN, mais Ceará e Paraíba”, frisa.
SHOWS
A organização do evento confirmou a programação de shows no palco instalado na Estação das Artes, com acesso gratuito.
Na noite de abertura, hoje, vão se apresentar os cantores Felipe Grilo e logo e Bruno Martins, a partir das 22h; e amanhã, também a partir das 22h, vão se apresentar as bandas Mozão e Forró com Ela.
Desafio da mobilidade urbana, inclusão e acessibilidade
Dentro da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação, o público pode acompanha o Desafio de Inovação, coordenado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O desafio tem como tema a “Mobilidade Urbana, Inclusão e Acessibilidade”.
Os organizadores afirmam que o objetivo é fomentar e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras relacionadas aos temas: Mobilidade urbana (transporte coletivo, estacionamento no Centro da cidade etc.), inclusão e acessibilidade.
Podem participar os universitários com idade igual ou superior a 18 anos que estejam matriculados nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte (públicas ou privadas). A inscrição pode ser feita hoje em duas etapas: a primeira, o preenchimento do formulário on-line (https://forms.gle/4PfH8hDe7V4qh6Gm9); a segunda etapa: validação da inscrição no início do desafio, no intervalo de 17h às 19h.
Os participantes deverão compor equipes de 3 a 5 pessoas, que poderão ser previamente formadas pelos próprios participantes, ou a comissão do Desafio poderá conduzir uma dinâmica de reestruturação de equipes.
Conforme o regulamento, no sábado (31), no horário que constar na programação do Desafio, todas as equipes participantes apresentarão a solução para uma banca julgadora convidada pela comissão organizadora (formato Pitch – no máximo de 3 minutos) às 19h. O tempo excedido será convertido em penalidade (a cada 30 s – 0,5 ponto).
Tags: