Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h45 | 04 Set 2019 | Redação Prefeitura pede ao Dnit obra de duplicação da ‘Avenida Universitária’

Crédito da foto: Divulgação Prefeita Rosalba Ciarlini com o superintendente Antônio Leite e a secretária Kátia Pinto

A Avenida Francisco Motta, trecho da rodovia federal BR-101, conhecida como “Avenida Universitária”, há anos que precisa ser duplicada e urbanizada, dada a sua importância para o escoamento do trânsito naquela região. Existe um projeto elaborado pela Prefeitura de Mossoró, inclusive, com recursos previstos em emendas parlamentares, mas nunca saiu do papel pela não liberação dos recursos e pouco interesse do Governo Federal.

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) decidiu retomar a luta e buscar apoio para reforçar a importância do projeto. Nesta terça-feira (3), a prefeita se reuniu com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), general Antônio Leite dos Santos Filho, para cobrar a inclusão da Avenida Francisco Mota no Plano Plurianual (PPA).

“Sabemos da necessidade dessa obra para aquela região da cidade, que cresceu em densidade populacional, mas também há grande movimentação devido à presença dos dois campi universitários”, disse Rosalba Ciarlini, referindo-se aos campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). “Solicitamos essa reunião porque sabemos que há projetos em andamento e a intenção é que, o quanto antes, possamos contar com obras estruturantes para melhorar as condições de vida de quem trafega pelo trecho, sobretudo nos 4,5 km de extensão, que inicia na Avenida Presidente Dutra e termina nas áreas residenciais”, disse a prefeita.

Outros assuntos foram abordados, tais como: licitação para construção de passarelas, iluminação na área de duplicação da BR 304 e limpeza de vegetação no trecho. “O superintendente nos confirmou que a licitação será lançada até o final de 2020, tendo em vista questões de ordem orçamentária”, detalhou a secretária municipal de Infraestrutura, engenheira Kátia Pinto, que participou da audiência.

Rosalba Ciarlini também solicitou informações sobre a execução da Reta Tabajara e projeto de duplicação da BR 304. “Aproveitamos para falar da necessidade de recapeamento do trecho da ponte sobre o rio Mossoró, no acesso à BR 304, nas proximidades do acesso ao município de Governador Dix-sept Rosado. A área está bem danificada, oferecendo risco aos condutores”, complementa Kátia Pinto.

O superintendente do Dnit confirmou que esses projetos são prioridade do órgão, mas ressaltou que há entraves burocráticos e de ordem financeira. No entanto, disse que vai priorizar os projetos debatidos na audiência.

Tags:

DNIT
Mossoró
Avenida Francisco Mota
Avenida Universitária
Rosalba Ciarlini

voltar