Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 14h00 | 17 Set 2019 | Redação Quadrilheiros comemoram retorno do Concurso Nordestão ao Mossoró Cidade Junina

Crédito da foto: Pacífico Medeiros Lume da Fogueira é a atual campeã do Concurso Nordestão de Quadrilhas

Amina Costa/Da Redação

Os festivais de quadrilhas juninas são uma das grandes atrações do período junino em várias cidades do Nordeste. As apresentações atraem um número considerável de público, que vai até as arenas para prestigiar o show que as quadrilhas fazem. Em Mossoró, esses festivais atraem quadrilheiros de diversas cidades, fomentando o turismo da cidade.

No próximo ano, os mossoroenses terão um motivo a mais para se alegrar com as apresentações juninas, pois, pela segunda vez, o município sediará o Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas. A notícia foi dada neste final de semana, quando a capital do Oeste potiguar venceu a disputa com a cidade de Santa Rita (PB), por quatro votos a três.

Esse retorno do Concurso Nordestão de Quadrilhas para Mossoró deixou a comunidade junina do município bastante contente, já que será uma oportunidade para mostrar o potencial da cidade na realização de eventos desse tipo. Abraão Morais é quadrilheiro desde criança e, atualmente, é o coreógrafo do grupo Lume da Fogueira, atual campeã do Nordestão.

Abraão Morais falou a importância do retorno desse evento para Mossoró e sobre a decisão acertada do Município de ter lutado por essa conquista. Citou ainda que o Mossoró Cidade Junina (MCJ) só tende a crescer, pois diversos grupos de muitas cidades do Nordeste estarão em Mossoró, participando deste festival.

“É muito importante para a gente como quadrilheiro receber mais uma vez um evento desse porte, que é o Nordestão. Principalmente para a gente que é daqui de Mossoró, que tem a Lume da Fogueira como atual campeã desse festival. Ter ele de volta vai ser enriquecedor para a cidade, para a cultura e para o movimento junino. Isso só mostra o quanto o MCJ é muito mais do que realmente podemos imaginar. Um simples concurso de quadrilhas vai ser maior do que já é. A Prefeitura está de parabéns por ter abraçado essa ideia porque vai ser enriquecedor receber tantos grupos aqui em Mossoró”, disse Abraão Morais.

O coreógrafo comentou ainda sobre suas participações nesse evento, destacando a grandiosidade do concurso. “Eu já participei algumas vezes do Nordestão. Já fiquei em 7° colocado, na primeira participação. Em 2018, como coreógrafo da quadrilha Coração Nordestino, fiquei em 4°, e neste ano, com a Lume, somos atuais campeões. Receber todas as quadrilhas do Nordeste aqui, para um evento desse porte, vai ser algo magnífico”, disse o coreógrafo da quadrilha mossoroense Lume da Fogueira.

Decisão sobre local do Nordestão ocorreu neste fim de semana

A decisão para a escolha da sede da 18ª edição do Concurso Nordestão de Quadrilhas ocorreu neste final de semana, na cidade de Marechal Deodoro (AL), durante Assembleia Geral Ordinária da União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas (UNEJ). O encontro reuniu nove representantes estaduais – Liqal, Febaq, Fequajuce, Fequajuma, Fequajunepb, Fequajupe, Fepiq, Liquajutern e Liquajuce.

Mossoró concorreu com a cidade de Santa Rita (PB) e venceu a disputa por 4 votos a 3. A data para a realização do Nordestão 2020 em Mossoró ainda não foi fechada. “A disputa foi acirrada e um conjunto de fatores levou a vitória de Mossoró. A nossa experiência com o Nordestão 2018 no Mossoró Cidade Junina foi superpositiva e queremos, mais uma vez, fazer uma grande festa no Rio Grande do Norte”, afirmou Michelly Miguel, presidente da Unej.

A Liga de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (LIQUAJUTERN), além de técnicos da Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, foram à cidade de Marechal Deodoro defender Mossoró como sede do Nordestão 2020. Os potiguares apresentaram as vantagens e convenceram os presidentes das ligas estaduais e garantiram a festa para o Rio Grande do Norte.

“Estamos muito felizes com a vitória de Mossoró como sede do Nordestão 2020. É uma satisfação saber que essa conquista aconteceu através dos esforços da Liquajutern e da Prefeitura de Mossoró, que nos apoia na realização desse grande evento. Será um grande Nordestão. O Nordeste vai se encontrar em Mossoró”, comemorou Akalilson Bezerril.

Festival de quadrilhas em Mossoró fomenta rede hoteleira

A rede hoteleira do município de Mossoró considera o Mossoró Cidade Junina (MCJ) um dos principais eventos da cidade, com atração significativa de turistas. Entre os finais de semana com maior número de público hospedado nos hotéis do município, os destaques são para o Pingo da Mei Dia, e a final do concurso de quadrilhas.

A final do concurso faz com que os quadrilheiros e suas respectivas famílias procurem por hospedagem na cidade, já que a maioria dos grupos juninos não é de Mossoró. Esses dados demonstram que o festival de quadrilhas está conseguindo se sobressair na programação do evento, que abrange grande número de atrações.

A realização do 18° Concurso Nordestão de Quadrilhas será mais um fomento para a rede hoteleira de Mossoró, por reunir grupos de diversas cidades do Nordeste, e concentrar o maior festival de quadrilhas da região no município de Mossoró. Será mais uma oportunidade de fomentar a economia da cidade, nas festividades do MCJ, que vem ganhando maior notoriedade em cada edição.

Tags:

Festival de Quadrilhas
Mossoró
Concurso Nordestão
retorno

voltar