Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 25 Set 2019 | Redação Com estoque zerado, Banco de Leite Humano precisa de doações

Crédito da foto: Marcos Garcia/Arquivo As doações podem ser feitas no Banco de Leite, que fica ao lado da Maternidade Almeida Castro

O Banco de Leite Humano de Mossoró está com o estoque praticamente zero de leite humano, impossibilitando o atendimento de recém-nascidos que estão nas unidades de tratamento intensivo (UITs) neonatais de Mossoró. Por esse motivo, faz campanha para que lactantes façam a doação de leite materno, que é fundamental para os recém-nascidos internados nas UTIs.

De acordo com Edilene Torquato, coordenadora do aleitamento na Maternidade Almeida Castro, a situação é crítica, pois enquanto o estoque de leite humano está zerado, a demanda pelo alimento está bastante alta, uma vez que as UTIs neonatais de Mossoró estão lotadas de crianças precisando do leite.

“Venho hoje solicitar o apoio, a ajuda, a compreensão e colaboração de todas as mães que estão amamentando seus filhos em suas casas, e que têm boa produção de leite, que nos façam a doação para os bebes que temos nas UTIs neonatais nas maternidades de Mossoró. As maternidades com os serviços de neonatal estão lotadas, e nós não temos o que fazer a não ser apelar para as mães que têm o excedente, nos ajudar, doando para o banco de leite humano”, solicita

Por ano, o Banco de Leite Humano recebe uma média de 700 litros de leite materno, doado espontaneamente por mães com produção em excesso. No entanto, a quantidade de recém-nascidos internados nas requer uma demanda anual de 1 mil litros de leite materno. Dessa forma, o banco de leite vem trabalhando com estoque reduzido, necessitando sempre da doação das lactantes de Mossoró e região.

Para fazer a doação do leite materno, as lactantes podem ir até a Maternidade Almeida Castro ou ao Banco de Leite, que fica ao lado da maternidade. As pessoas que não podem se dirigir até os locais mencionados podem entrar em contato com Edilene Torquato, por meio do telefone 98723-3818, porque o banco possui um veículo que faz o recolhimento do leite doado, sempre às sextas-feiras, nas residências das doadoras.

Tags:

Banco de Leite
zerado
leite
doação
Mossoró
maternidade

voltar