Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 04 Out 2019 | Redação II Ursap recomenda vacina contra sarampo e informa prioridades

Crédito da foto: Divulgação O evento foi direcionado aos coordenadores municipais dos programas de imunizações

Técnicos do Programa Regional de Imunizações da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), sediada em Mossoró, estiveram reunidos nesta quarta-feira (2), no auditório da unidade para discutir estratégias para a operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O evento foi direcionado aos coordenadores municipais dos programas de imunizações e vacinadores dos 26 municípios da jurisdição, reunindo 60 participantes.

A campanha acontecerá em duas etapas, considerando os seguintes períodos e grupos alvo de vacinação: no período de 07 a 25 de outubro, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D, de mobilização nacional, será em 19 de outubro.

“A priorização do grupo na primeira etapa se deve à elevada incidência da doença nessa faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo”, disse a técnica do Programa de Imunização da II Ursap,Lucinete Almeida.

No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O Dia D da segunda etapa será em 30 de novembro.

A meta da campanha corresponde a 95% de cobertura vacinal, de forma homogênea, do público-alvo a ser vacinado. Nessa campanha será utilizada a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de diferentes laboratórios produtores, para a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Para os adultos jovens de 20 a 29 anos de idade serão utilizadas as vacinas tríplice viral e dupla viral (sarampo e rubéola).

A gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, orienta os gestores municipais de saúde que “fortaleçam as estratégias, divulguem e implementem as medidas necessárias para, na ocorrência de casos suspeitos, desencadearmos as medidas em tempo oportuno. A gerente convida a população a se “unir à Sesap com o objetivo de se vacinar e evitar mortes”.

SARAMPO

O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus do sarampo.

Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Em 2019, o país perdeu esse certificado.

Tags:

II Ursap
vacinação
sarampo
vacina
prioridades
recomendação

voltar