Técnicos do Programa Regional de Imunizações da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), sediada em Mossoró, estiveram reunidos nesta quarta-feira (2), no auditório da unidade para discutir estratégias para a operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O evento foi direcionado aos coordenadores municipais dos programas de imunizações e vacinadores dos 26 municípios da jurisdição, reunindo 60 participantes.
A campanha acontecerá em duas etapas, considerando os seguintes períodos e grupos alvo de vacinação: no período de 07 a 25 de outubro, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D, de mobilização nacional, será em 19 de outubro.
“A priorização do grupo na primeira etapa se deve à elevada incidência da doença nessa faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo”, disse a técnica do Programa de Imunização da II Ursap,Lucinete Almeida.
No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O Dia D da segunda etapa será em 30 de novembro.
A meta da campanha corresponde a 95% de cobertura vacinal, de forma homogênea, do público-alvo a ser vacinado. Nessa campanha será utilizada a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de diferentes laboratórios produtores, para a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Para os adultos jovens de 20 a 29 anos de idade serão utilizadas as vacinas tríplice viral e dupla viral (sarampo e rubéola).
A gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, orienta os gestores municipais de saúde que “fortaleçam as estratégias, divulguem e implementem as medidas necessárias para, na ocorrência de casos suspeitos, desencadearmos as medidas em tempo oportuno. A gerente convida a população a se “unir à Sesap com o objetivo de se vacinar e evitar mortes”.
SARAMPO
O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus do sarampo.
Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Em 2019, o país perdeu esse certificado.
Tags: