Mossoró recebe a partir desta quarta-feira (16) mais de dois mil estudantes das 21 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), para a V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX). O evento será realizado na Estação das Artes Elizeu Ventania, no campus do IFRN e no Teatro Municipal Dix-huit Rosado de hoje a sexta-feira (18).
A abertura oficial acontecerá no Dix-huit Rosado, com diversas apresentações artístico-culturais. O diretor geral do campus de Mossoró, professor Jailton Barbosa dos Santos, fará a abertura do evento.
A Semana integrará as principais iniciativas de pesquisa e extensão sobre ciência, tecnologia, empreendedorismo, arte e cultura realizadas pelo instituto e deve explorar o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O professor Alexandre Lopes, membro da comissão organizadora, tem a expectativa que “seja um grande momento, na dimensão do que o estado e a cidade merecem.” Para isso, a comissão trabalhou a organização desde o início do ano.
A programação ocorrerá durante os turnos matutino, vespertino e noturno e será formada pelas categorias Mostra Tecnológica, Simpósio de Extensão, Congresso de Iniciação Científica, Olimpíada de Robótica, Mostra Coletiva de Artes, Prêmio de Empreendedorismo e o Aprender. Esses subeventos abrangerão atividades como apresentações de trabalhos científicos e mostras artístico-culturais recheadas de muita música, cinema, teatro, fotografia, além da realização de minicursos, oficinas e palestras.
"A Secitex 2019 será realizada no Corredor Cultural da cidade. No espaço aberto, na frente da Estação das Artes, teremos estandes, apresentação de banners e de trabalhos orais, Mostra Tecnológica, minicursos, palestras e a V edição da Olimpíada de Robótica do IFRN. No prédio, será disputado o Prêmio de Empreendedorismo Inovador. Já no Teatro Dix-huit Rosado, teremos a Mostra Coletiva de Arte, com programação teatral, musical e exposições. Toda a infraestrutura e a segurança do local foram cedidas pela Prefeitura de Mossoró", conta Mailson Carlos, coordenador geral do evento.
De caráter anual e itinerante, a Semana já aconteceu em Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016), Caicó (2017) e Natal (2018). Toda a comunidade interna e externa do IFRN deve aproveitar o momento de troca de experiências e conhecimentos.
A programação prevê o I Ciclo de Minicursos e Oficinas – Aprender; a IV Mostra Coletiva de Artes; o IV Prêmio de Empreendedorismo Inovador; a V Olimpíada de Robótica; VII Mostra Tecnológica; VII Simpósio de Extensão; XV Congresso de Iniciação Científica e o III Campeonato de Jogos Eletrônicos. Aberto ao público, o evento deve receber mais de 10 mil pessoas durante os três dias.
A edição 2019 da Secitex integra as comemorações de 25 anos de criação do campus de Mossoró, então denominada de Unidade de Ensino Descentralizado, em 1994. O atual campus do IFRN oferta 18 cursos, nas modalidades integrado, subsequente, superior e pós-graduação, além dos cursos de formação inicial e continuada (FIC), sendo a maior unidade do Instituto do interior do Rio Grande do Norte.
Aprender oferece cursos e oficinas à comunidade
Os minicursos e oficinas do I Aprender continuam com inscrição aberta até sexta-feira (18). As vagas são limitadas e o público em geral pode participar gratuitamente matriculando-se através do link: http://submissaosecitex.ifrn.edu.br/.
O I Aprender é um dos eventos que integra a V Semana de Ciência Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX).
São mais de 300 vagas, distribuídas em minicursos e oficinas que abrangem as seguintes áreas temáticas: Artes, Letras e Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra. Todos os minicursos/oficinas ocorrerão nas dependências do Campus Mossoró, no período de 16 a 18 de outubro de 2019.
O interessado deverá se inscrever em apenas um dos minicursos/oficinas e, no dia, comparecer 30 minutos antes para credenciamento e acomodação nas salas. Caso o matriculado não compareça nos decorridos 30 minutos do início do minicurso/oficina, haverá uma chamada de suplência para substituição dos inscritos faltosos. Ao final, o participante ganhará certificados e kits.
O I Aprender pretende profissionalizar através dos minicursos, ensinando conteúdos que os participantes possam colocar em prática e utilizar o conhecimento profissionalmente. Já as oficinas objetivam mostrar, na prática, uma técnica, como ela funciona e como pode ser aplicada, a fim de que, ao final do processo, os partícipes possam saber como pôr em prática tudo o que aprenderam.
Confira a lista de minicursos e oficinas
1. A ciência imaculada: a verdadeira dimensão humana do saber científico.
2. Minicurso de planejamento de projetos de extensão via canvas.
3. Oficina de processamento de sabão ecológico – utilizando óleo residual ou gordura animal como matéria prima.
4. Economia solidária como estratégia de desenvolvimento: como criar os bancos comunitários de desenvolvimento em um território.
5. Elaborando rótulos de alimentos.
6. Não há receitas, nem roteiros: o serviço social na dinamicidade da realidade educacional.
7. Perspectiva para croquis arquitetônicos.
8. Acessórios para desmonte de rochas.
9. O corpo e voz do ator-criador a partir da dança das intenções.
10. Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos.
11. Hortas orgânicas em pequenos espaços.
12. Dnabarcoding – inventário molecular da vida biológica.
13. O que são ciências?
14. Rotulagem nutricional como instrumento de alimentação saudável e desenvolvimento sustentável.
15. Descrição macroscópica de minerais formadores de rochas.
16. Avaliação de software educacional.
17. Educação, tecnologia assistiva e direito: formação, práticas e inclusão para a efetivação de direitos.
18. Defumação líquida de queijo coalho e pintura de queijos finos.
19. Elaboração de iogurte tipo grego probiótico adicionado geleia de goiaba.
20. Introdução a cartografia.
21. Curso introdutório ao monitoramento e controle da poluição do ar.
22. Xadrez no ambiente escolar: uma ferramenta importante para exercitar a concentração e melhorar raciocínio lógico para alunos no ensino.
Tags: