Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 19 Out 2019 | Redação Secretaria Estadual de Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo

Crédito da foto: Reprodução/TV TEM A informação consta no último boletim da Sesap divulgado na quinta-feira passada

Conforme o último Boletim Epidemiológico da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), mostra que dois casos suspeitos de sarampo em Mossoró foram notificados e estão sendo investigados. O documento foi publicado na última quinta-feira, 17.

No Rio Grande do Norte, até a Semana Epidemiológica 41, houve um total de 82 casos notificados. Desse total, permanece o número de quatro casos confirmados, 25 casos foram descartados e 53 estão em investigação.

Novamente, a maior concentração dos casos em investigação está na 7ª região de saúde (Região Metropolitana de Natal), na capital potiguar, e na 4ª região de saúde (Região do Seridó), destacando-se o município de Currais Novos.

O primeiro caso foi de sarampo no Rio Grande do Norte foi de um paciente do sexo masculino de 54 anos que teve um histórico de viagem a São Paulo; os outros confirmados foram de uma criança de 6 anos, do sexo masculino, do município de Macaíba, uma criança de 1 ano e 6 meses, residente no município de Tibau do Sul, e o quarto caso foi de uma paciente de 19 anos, do município de Extremoz.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece no próximo sábado (19) em todo o país. O público-alvo dessa primeira etapa da campanha são crianças que possuem de seis meses a menores 5 anos. Para que haja a imunização, é necessário apresentar documento de identificação e carteirinha de vacinação.

Em Mossoró, a estimativa é que 2.991 nesta faixa etária seja imunizada, segundo o coordenador de Imunizações do Município, Etevaldo de Lima.

No Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a expectativa é imunizar cerca de 58 mil pessoas. Em todo o Brasil o número chega a 2,6 milhões de crianças.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 13,6 milhões adultos. No entanto, ainda não há uma estimativa para a segunda maior cidade do estado.

Tags:

Sesap
Rio Grande do Norte
casos suspeitos
notificados
investigados

voltar