Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 11h30 | 20 Out 2019 | Redação Semana Espírita de Mossoró vai seguir os caminhos da mediunidade

Crédito da foto: Blog do César Santos Cristovam Frota é um dos organizadores da Semana Espírita de Mossoró

O médium e filantropo brasileiro Raul Teixeira, do Rio de Janeiro, afirma que, em linhas gerais, todos somos médiuns e justifica: “É muito raro na Terra se encontrar alguém que não sinta, de uma forma ou de outra, da forma mais rudimentar à forma mais exuberante, essa influência do mundo espiritual.”

O conhecimento vem pelos ensinamentos de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. Consta no livro dos espíritos que todo ser humano tem mediunidade, portanto, não é algo apenas para espíritas.

Isso mais claro ainda na forma que antes mesmo dos estudos de Allan Kardec já existiam pessoas com faculdades mediúnicas. Foi por elas que tudo começou. “Mas ninguém se dizia espírita porque não tinha sido criado esse termo ainda”, esclarece Teixeira.

Segue o médium: “Podemos encontrar médiuns em várias religiões. Um exemplo clássico de mediunidade é quando uma pessoa tem pressentimento de que algo de ruim vai acontecer e realmente acontece.” Na verdade, explica, foi que algum mentor espiritual passou essa informação para a pessoa de acordo com a habilidade dela adquirida, ou seja, ela é sensitiva ou médium inspirada.

Consta que os espíritos de luz não socorrem somente espíritas, mas, sim, sintonizam com pessoas que estão na mesma vibração que elas, e se estão voltadas para o bem, vão ajudar de alguma forma.

Chico Xavier, expoente do espiritismo no Brasil, afirmou: “Acreditamos que o Criador no fez ricos a todos, sem exceção, porque a riqueza autêntica, a nossa ver, procede do trabalho e todos nós de uma forma ou de outra, podemos trabalhar e servir.” Ou seja, os médiuns entendem, com isso, que todos possuem mediunidade para ajudar e ser ajudado, não importando a religião ou crença.

“A mediunidade, então, não é somente para espíritas; ela é do espírito e todos nós somos espíritos, cada um no seu grau de evolução e com a sua faculdade mediúnica que vai evoluindo de encarnação para encarnação”, afirma Raul Teixeira.

Palestrante Tatto SAvi, e São Paulo

CAMINHOS DA MEDIUNIDADE

Para se aprofundar no assunto, o público em geral tem a oportunidade de participação de mais uma Semana Espírita de Mossoró, a 31ª edição, que será aberta nesta segunda-feira (21), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O acesso é gratuito.

Neste ano, a semana vai mergulhar no tema “Pelos Caminhos da Mediunidade”, com palestras e debates envolvendo autoridades no assunto de locais e nacionais.

Para Cristovam Frota, do Centro Espírita Leòn Denis do bairro Belo Horizonte (zona sul) e um dos coordenadores da Semana Espírita, o evento abre as portas para as pessoas conhecerem melhor sobre o espiritismo, se envolver em temas importantes e esclarecedores.

O primeiro palestrante da Semana Espírita, TattoSavi, de São Paulo, vai abordar o tema “As vozes do além túmulo”, que deve chamar bastante a atenção. É possível ouvir os espíritos? Allan Kardec afirmou que sim, ressaltando que o dom de ouvir espíritos é um presente de Deus para que os humanos consigam penetra no mesmo mundo invisível dos espíritos, estabelecendo uma ponta para contato entre o mundo espiritual (desencarnados) e o mundo físico (encarnados).

Autoridades do espiritismo garantem que algumas pessoas, mesmo sem serem médiuns ou videntes, são capazes de entrar em contato com os espíritos, justamente por causa da força mediúnica que é inerente a todos os seres humanos.

Já no segundo dia da Semana Espírita, na terça-feira (22), TattoSavi vai abordar a “Mediunidade e a Saúde Mental”, que é outro tema curioso.

A semana abordará temas como “Os Amigos Invisíveis”, com o palestrante Alan Mitchell, do distrito Federal; “Prática Mediúnica”, com Marcos Leite, do Distrito Federal, entre outros.

A novidade neste ano é que a Semana Espírita reserva um dia, a quinta-feira (24), para diálogo inter-religioso sobre o tema “Pensando Deus além das religiões”. Foram convidados o pastor Anselmo Costa (protestantismo), Noamã Pinheiro (candomblé), padre Ricardo Rubens (catolicismo), Ibrahim Zeaiter (islamismo), Eden Lemos (espiritismo).

Outra novidade é a Semaninha Espírita de Mossoró, tendo como público crianças e jovens de 4 a 18 anos.

A Semana Espírita é realizada pelo Movimento Espírita de Mossoró, Federação Espírita do Rio Grande do Norte e Federação Espírita Brasileira.

Curiosidade sobre ouvir espíritos

Existe uma teoria que diz que os espíritos não têm voz porque não possuem um corpo físico com cordas vocais para terem a capacidade de falar. Mas, sendo assim, como seria possível um médium ouvir espíritos?

Através de um fenômeno conhecido como fenômeno da voz eletrônica (FVE), eles podem se comunicar com o plano terrestre. Essa comunicação ocorre pela gravação de vozes do plano espiritual em fitas cassete, gravadores de rolo e outros equipamentos de gravação. Muitas pessoas que gravam essas vozes dizem que elas são de espíritos que morreram e tentam se comunicar do além-túmulo.

A teoria afirma que os espíritos usam sua energia para manipular eletronicamente o som de uma forma que se assemelha à voz falada e, assim, obter êxito em se expressar livremente ou passar uma mensagem.

Segundo Chico Xavier, algumas pessoas nascem com a capacidade de ouvir espíritos ou sentir sua presença através de outros sentidos. Essa capacidade pode ser mais ou menos desenvolvida. E o fato de ela estar presente na vida de alguém pode proporcionar muitas experiências positivas se essas energias forem bem canalizadas.

Algumas pessoas ouvem e vêm espíritos desde criança, mas outras desenvolvem essa habilidade depois de sofrerem um acidente ou doença grave. Isso ocorre porque por terem passado por um momento muito difícil, elas ficam mais receptivas a essas energias e passam a ter maior “abertura” e contato mais estreito com o plano espiritual. (Fonte: Astrocentro)

 

PROGRAMAÇÃO DA 31ª SEMANA ESPÍRITA

Segunda-feira (21)

Local: Teatro Dix-huit Rosado

19h30: Momento artístico, com o grupo Vina – Vivência N’Arte.

20h: Palestra “As Vozes do Além”, com TattoSavi (SP)

 

Terça-feira (22)

Local: Teatro Dix-huit Rosado

19h30: Momento artístico com Coral de Artes e Cultura da Ufersa

20h: Palestra: “Mediunidade e Saúde Mental”, com TattoSavi (SP)

 

Quarta-feira (23)

Local: Teatro Dix-huit Rosado

19h30: Momento artístico com Grupo de Arte Espírita Sementes

20h: Palestra “Os Amigos Invisíveis”, com Alã Mitchel (DF)

 

Quinta-feira (24)

Local: Teatro Dix-huit Rosado

19h30: Momento artístico.

20h – Diálogo inter-religioso com o tema “Pensando Deus além das religiões”, com pastor Anselmo Costa (protestantismo), Noamã Pinheiro (candomblé), padre Ricardo Rubens (catolicismo), Ibrahim Zeaiter (islamismo), Eden Lemos (espiritismo).

 

Sexta-feira (25)

Local: Teatro Dix-huit Rosado

19h30: Momento artístico

20h: Palestra sobre “A Prática Mediúnica”, com Marcos Leite (DF)

 

Sábado (26)

Local: Casa do Caminho

14h: Seminário “Sou Médium”, com Marcos Leite (DF)

19h30 – Momento Artístico com Grupo Luminarte

20h: Palestra Mediunidade com Jesus”, com Marcos Leite (DF)

Local: Teatro Dix-huit Rosado

• A Semaninha Espírita de Mossoró será realizada paralelamente com palestras de segunda (21) a sexta-feira (26) para faixa etária de 4 a 18 anos.

Tags:

Semana Espírita
Mossoró
Cristovam Frota
mediunidade

voltar