Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 22 Out 2019 | Redação Centro comercial da cidade ganha novas vagas de estacionamento

Crédito da foto: Marcos Garcia/De Fato Estacionamento por tempo reduzido próximo ao “Colégio das Irmãs”

Novas vias do centro comercial de Mossoró passaram a funcionar com novo sistema de estacionamento a partir desta segunda-feira (21), como forma de melhorar o trânsito em ruas e avenidas de intensa movimentação ampliar oportunidades de estacionamento. A Secretaria Municipal do Trânsito já implantou o sistema de estacionamento com tempo reduzido em sete vias do centro da cidade.

O novo sistema passou a funcionar em trecho da Avenida Augusto Severo, área que compreende o Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs). Após o trabalho de conscientização dos motoristas sobre as mudanças no estacionamento, realizado pelos agentes de trânsito, foi iniciada a fiscalização.

Essa é uma das áreas mais críticas do centro comercial. Em horários de entrada e saída de alunos do Colégio das Irmãs, os pais costumam estacionar os carros em frente ao estabelecimento de ensino e, com isso, provocando engarrafamento do trânsito. A partir de hoje, o estacionamento passa a funcionar com tempo reduzido de no máximo 30 minutos e pisca-alerta ligado. A medida permitiu 11 vagas de estacionamento com as novas regras.

Havia reclamação generalizada de motoristas que se sentiam prejudicados devido ao engarrafamento na Augusto Severo. Os horários de fim de expedientes e de saída de alunos do colégio registram agravamento da situação e o trânsito praticamente parava. Diante do problema, um estudo foi feito por técnicos da Secretaria do Trânsito e chegou-se à conclusão que os estacionamentos por tempo determinado diminuiriam os problemas.

Desde que foi iniciado em dezembro de 2017, o sistema já criou 201 vagas de estacionamento rotativo no centro comercial da cidade. Entre as vias contempladas com as vagas de curta duração estão: Coronel Gurgel (150), Santos Dumont (16), Augusto Severo (11), José de Alencar (18), Praça Felipe Guerra (2), Vicente Saboia (2) e Bezerra Mendes (2). Os trechos das vias que fazem parte do sistema de estacionamento rotativo são sinalizados com placas.

Segundo o gerente de Trânsito, Magnos Nascimento, atualmente são 201 vagas de estacionamento de curta duração e com o pisca-alerta ligado disponível na região central da cidade. “O objetivo da Gerência Executiva foi poder proporcionar maior rotatividade de veículos estacionados diariamente, nessas 201 vagas disponíveis, estacionam-se, em média, 4.000 veículos/dia”, destaca Magnos Nascimento.

A fiscalização é feita ao longo do dia, e os agentes de trânsito observam se os veículos estão com pisca-alertas ligados e verificam quais permanecem no local tempo superior a 30 minutos.

Vias e vagas de estacionamento com curta duração

- Coronel Gurgel: 150 vagas

- Santos Dumont: 16 vagas

-Augusto Severo: 11 vagas

- José e Alencar: 18 vagas

- Praça Felipe Guerra: 2 vagas

- Vicente Saboia: 2 vagas

- Bezerra Mendes: 2 vagas

Frente sugere sinalização em vias marginais do complexo viários

A Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana (FPTMU) na Câmara Municipal de Mossoró sugere uma série de medidas para melhorar o trânsito e facilitar a vida dos pedestres. O colegiado vem se reunindo com frequência e ouvindo especialistas no setor para apresentar sugestões de medidas às autoridades responsáveis pela mobilidade urbana.

Na última reunião, sexta-feira (18), os membros do colegiado solicitaram dos órgãos responsáveis a sinalização em vias marginais do Complexo Viário da Abolição (17 km da BR-304 entre as saídas para Natal, na zona leste, e Fortaleza, zona oeste); intervenção em calçadas, sobretudo no centro comercial; e fechamento de canteiros para retornos.

A Frente debateu sinalização horizontal e vertical (faixas, lombadas e semáforos), com autoridades de trânsito, especialistas e representantes da sociedade civil organizada. Coletou subsídios para aperfeiçoar o sistema e estimular o respeito à sinalização.

Os encaminhamentos, escolhas por voto, entre outras propostas apresentadas, serão enviados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Prefeitura de Mossoró, em documento oficial assinado pelos participantes da reunião.

“Foi um debate muito qualificado, que contribuiu bastante com a mobilidade urbana. Nosso agradecimento a todos que participaram”, avalia o vereador Alex Moacir (MDB), presidente da FPTMU.

O tema da próxima reunião, prevista para o começo de novembro, em data a ser definida, também foi escolhido por votação: via livre e estacionamento no Centro, também com o objetivo de contribuir para a área.

Tags:

Centro Comercial
Mossoró
Avenida Augusto Severo
estacionamento
vaga

voltar