Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 18 Nov 2019 | Redação Saúde estima imunizar 12 mil na faixa etária de 20 a 29 anos contra o sarampo

Crédito da foto: Reprodução A segunda fase começou hoje e se estende até o próximo dia 30 deste mês

Começou nesta segunda-feira, 18, e se estende até o próximo dia 30 a segunda Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Mossoró, o Ministério da Saúde estima vacinar 12.280 do público-alvo nesta fase. O Dia D também será realizado no último dia da campanha.

“Nós não temos uma estimativa real. O Ministério da Saúde não mandou essa população real a ser vacinada. Ele deu uma população estimada a ser vacinada de 12.280 pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos”, disse o coordenador do Programa de Imunização do Município, Etevaldo Lima.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

“O Ministério da Saúde quer imunizar o grupo de 20 a 29 anos. Vai ser avaliado a caderneta de vacinação dessa pessoa, o cartão de vacina. Se ele tiver em dia não precisa tomar. Então, vai em busca daqueles não vacinados ou com esquema de vacinação incompleto”, falou Etevaldo que emendou.

“Para essa faixa etária o indivíduo deve ter duas doses da vacina tríplice viral e no caso se ele não tem, na dúvida, ele deve procurar os postos de vacinação e tomar. Lembrando se ele tiver tomando a primeira dose com trinta dias deve tomar uma segunda dose”, acrescentou.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

Tags:

Ministério da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Etevaldo Lima
sarampo

voltar