Sexta-Feira, 05 de julho de 2024

Postado às 11h30 | 24 Nov 2019 | Redação Oratório de Santa Luzia ganha novos elementos e fortaleza religiosidade

Crédito da foto: Reprodução Espetáculo é apresentado no adro da Catedral de Santa Luzia

O Oratório de Santa Luzia foi criado no ano 2000 com a finalidade de fortalecer manifestação cultural dentro da festa da padroeira de Mossoró. O desafio de encenar a vida da Virgem de Siracusa, no teatro ao ar livre, cumpriu a sua missão logo na primeira edição, com o sucesso de público de crítica.

A encenação no adro da catedral de Santa Luzia juntou vários elementos dentro do espetáculo construído por diretores experientes, atores e atrizes consagrados e universo de figurantes identificados com a fé e religiosidade do povo mossoroense.

Vencida a fase inicial, com largo sucesso, veio em seguida o desafio de encenar a vida de Santa Luzia sem cair na mesmice ou cansar o público. Por isso, a cada edição o espetáculo ganha novos elementos, roupagem e novos artistas.

Na edição de 2017, por exemplo, a atriz consagrada Tony Silva aceitou o convite para representar o cego Jeremias, personagem da encenação. Tony incorporou o contador de história e venceu o desafio de aproximar o público do espetáculo e seu entendimento.

Tony Silva está confirmada na edição 2019, que tem a direção do experiente diretor Marcelo Flecha, que dirigiu recentemente o Auto da Liberdade. Ele garante que o Oratório de Santa Luzia vai emocionar o público mais uma vez. Será um espetáculo de fé, feito por pessoas de fé.

O elenco conta 230 pessoas em cena, sendo 200 voluntários e 30 artistas (atores e bailarinos) da cidade de Mossoró. O espetáculo terá um maior volume de gente, mas manterá a mesma preocupação estética e profissional.

“No plano cenográfico, vamos tentar fazer do adro da catedral de Santa Luzia um grande palco, onde será criada uma estética com muitos terços e fitinhas. O Oratório de Santa Luzia tem como diferencial o fato de lidar com uma coisa mais sensível e sutil, que é a fé das pessoas. O resultado está ficando muito bom, teremos um espetáculo digno da festa”, destacou Marcelo Flecha.

A atriz Mônica Danuta volta a interpretar o papel de Luzia. Será a sexta vez. Ela atuou como a Virgem de Siracusa nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015. Além de Danuta, integram o elenco os atores veteranos Tony Silva, Plínio Sá, Joriana Pontes, Boanerges Perdigão e Jeyson Leonardo.

Os ensaios estão ocorrendo desde o dia 4 de novembro, na Escola de Artes de Mossoró. O ensaio geral será no dia 2 de dezembro, logo após a novena, no adro da Catedral de Santa Luzia. O espetáculo será encenado de 3 a 12 de dezembro.

Através da lei 3366/2015, o Oratório de Santa Luzia é Patrimônio Cultural de Mossoró. O espetáculo é patrocinado pela Cosern, Café Santa Clara e Cimento Mizu, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Romaria Ciclística de Santa Luzia percorrerá 110 quilômetros

A novidade na programação esportiva da Festa de Santa Luzia 2019 fica por conta da romaria ciclística que percorrerá 110 quilômetros de estradas entre o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, e a cidade de Mossoró.

O evento surgiu da necessidade de colocar em debate e chamar a atenção das autoridades sobre os incêndios florestais. Neste ano, a Serra do Lima, no município de Patu, foi bastante castigada, inclusive, o Santuário chegou a ser ameaçado pelas chamas. O trabalho do Corpo de Bombeiros e de voluntários impediu que o fogo atingisse o templo religioso.

O padre Fábio Augusto Melo Forte, pároco da catedral de Santa Luzia e coordenador geral da festa, afirma que a romaria ciclística foi inserida na programação pela própria iniciativa popular. As pessoas entenderam que é preciso chamar a atenção para defesa da natureza e o evento ciclístico vai cumprir essa missão.

São 200 atletas que percorrerão os 110 quilômetros de estrada, partindo da Serra do Lima na noite do dia 30 de novembro, passando pelos municípios de Patu, Olho D’Água do Borges, Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado, até chegar a Mossoró já no dia 1° de dezembro, quando acontecerá a abertura oficial da Festa de Santa Luzia.

“Vamos ter o encontro das imagens de Santa Luzia e de Nossa Senhora dos Impossíveis. Será um momento marcante”, antecipa o padre Flávio.

Tags:

Oratório
Santa Luzia
Mossoró
teatro
Catedral

voltar