Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h00 | 29 Nov 2019 | Redação Cremern solicita bloqueio de verba do Estado para concluir UTI do Tarcísio Maia

Crédito da foto: Divulgação CREMERN solicita bloqueio de verba do Estado para concluir UTI do Hospital Tarcísio Maia

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (CREMERN) peticionou requerendo bloqueio de verba de quase R$ 1 milhão do Governo do Estado nesta semana durante audiência na 4ª Vara da Justiça Federal. A medida visa concluir a UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.

De acordo com o órgão, a estrutura física da nova UTI do Hospital Tarcísio Maia está praticamente finalizada e boa parte dos equipamentos necessários disponíveis desde o ano passado, faltando ajustes na obra e aquisições finais. As novas Unidades de Terapia Intensiva dos Municípios de Caicó, Pau dos Ferros e Currais Novos são resultados de bloqueio de verba peticionado na ação, que conta com o apoio dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e com a sensibilidade da Justiça Federal, representada pela Juíza Dra. Gisele Leite.

“No ano passado, graças à ação movida pelo Conselho, 60 novos leitos foram disponibilizados, reduzindo o grave problema da assistência ao paciente que necessita de cuidados intensivos. Ao final da ação civil pública movida pelo Conselho, serão 157 novos leitos”, diz o Conselho. O Cremern salienta que as audiências mensais são realizadas com a finalidade de tornar exequível a decisão judicial. A última audiência foi realizada na terça-feira (23), com as presenças dos representantes do CREMERN, o presidente Marcos Lima de Freiras, o vice-presidente Marcos Jácome e o assessor jurídico Klevelando dos Santos.

A entidade lembra ainda que a ampliação do número de leitos de UTI no RN é uma conquista dos médicos do Estado representados pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, sendo pleiteada desde 2013 através de uma ação civil pública, que encontra-se em fase de execução.

Tags:

Cremern
UTI
Hospital Tarcísio Maia
HRTM
bloqueio
Rio Grande do Norte

voltar