Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 30 Nov 2019 | Redação UBSs de Mossoró estão abertas para Dia D contra sarampo

Crédito da foto: PMM Todas as UBSs de Mossoró estarão abertas das 8h às 17h neste sábado (30)

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo terá o seu dia D neste sábado (30). A campanha ocorre em todo o país e tem como público-alvo jovens de 20 a 29 anos de idade. Em Mossoró, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana estarão abertas durante todo o dia.

Também poderão se vacinar os jovens que estão com o esquema de vacinação incompleto. As UBSs de Mossoró estão abertas a partir das 8h às 17h, sem fechar para almoço. Além das UBSs da zona urbana, a Secretaria de Saúde vai abrir pontos extras de vacinação no Sesi (8h às 17h), Nova Mossoró (8h às 17h), Cidade Oeste (8h às 17h), Shopping Liberdade (8h às 13h) e Partage Shopping Mossoró (12h às 17h).

Segundo o Ministério da Saúde, há uma estimativa que 12.280 pessoas sejam vacinadas contra o sarampo na cidade. A campanha para jovens e adultos de 20 a 29 anos começou no dia 18 e segue até o dia 30 de novembro, dia D de vacinação e último dia da campanha. A meta do Ministério da Saúde é que Mossoró imunize, pelo menos, 95% do público-alvo.

“É uma campanha seletiva que vai vacinar aquelas pessoas que não têm esquema de vacinação completo ou que precisam completar. Se estou em dia com minha vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, não preciso tomar. Agora, se estou com o esquema incompleto preciso completar e se não tiver tomado nada, vou receber a vacina de acordo com a minha faixa etária”, explica o coordenador das Imunizações, Etevaldo de Lima.

O coordenador do setor de imunizações alertou ainda sobre a importância de esse público-alvo comparecer aos postos de saúde para serem vacinados contra o sarampo. “É importante que esse público-alvo tenha a consciência sobre a importância dessa campanha para evitar a proliferação do sarampo. Vale lembrar que a maioria dos casos já registrados no país ocorreu justamente com pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos”, comenta.

Etevaldo Lima explica que a única forma de evitar a proliferação do sarampo é por meio da vacina. O coordenador do setor de imunizações explicou ainda que, devido problemas no sistema do Ministério da Saúde, não tem os números concretos sobre a quantidade de pessoas que já se vacinaram nessa segunda fase da campanha.

“O Ministério da Saúde determina um número de mais de 12 mil doses para essa fase da campanha, mas sabemos que a demanda é maior. Não temos, neste momento, o número de pessoas que já foram vacinadas, mas o fato é que a procura está sendo menor do que na primeira fase, quando foram vacinadas crianças de seis meses a menos de cinco anos. A população precisa entender que só a vacina é capaz de impedir um surto de sarampo no país”, explica Etevaldo Lima.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em todo o país, nove milhões de jovens devem receber a dose da vacina, durante esta campanha que segue até este sábado. Atualmente, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa.

Os casos, em sua maioria (90,5%), estão concentrados em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. De janeiro deste ano a 26 de outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil. Os dados acumulados são de surtos da região norte do país, iniciado em fevereiro de 2018 e iniciado em São Paulo por um navio, em maio deste ano.

Tags:

UBS
Mossoró
Dia D de vacinação
sarampo
vacinação

voltar