Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 30 Nov 2019 | Redação Exposição no Fórum Silveira Martins alerta sobre índices de violência contra mulheres

Crédito da foto:

Ao longa desta semana, a comarca de Mossoró realizou uma série de ações dentro da 15ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. Uma das iniciativas da equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica, de titularidade do juiz Renato Vasconcelos, foi a exposição “Retratos da Violência”, objetivando conscientizar o público do Fórum Silveira Martins sobre a gravidade da violência contra as mulheres, mostrando os índices alarmantes no Rio Grande do Norte – onde a cada quatro dias uma mulher é assassinada – e no Brasil, onde diariamente 13 mulheres são mortas.

De acordo com a assistente social Maria Helena Leite, coordenadora da equipe multidisciplinar, a ação refletiu dentro da instituição de forma a impactar e dar visibilidade a um problema que é de toda a sociedade, mas que na maioria das vezes é tratado com descaso pelo poder público e de maneira insensível pela população. “Dessa forma, dentro da instituição a exposição gerou desconforto, espanto e comoção, através do simbolismo que esta representa a partir da dimensão visível de um cotidiano violento o qual as mulheres brasileiras enfrentam”,aponta.

Em Mossoró, a Semana promove ações interdisciplinares organizadas, tendo por parceria o Centro de Referência da Mulher, o Núcleo de Estudos sobre as Mulheres (NEM) e a 9ª Promotoria de Justiça.

Saiba mais

A Semana da Justiça Pela Paz em Casa, se trata do programa promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça dos Estados, que tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

O referido programa teve início em março de 2015 e conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas acontecem nos meses de março (marcando o dia das mulheres), de agosto (por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha - Lei nº 11.340/2006), e, de novembro (quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher).

Tags:

Fórum
Silveira Martins
violência
mulheres
índices
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar