Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 02 Dez 2019 | Redação LMECC registrou quase 400 novos casos de câncer de pele

Crédito da foto: Assessoria Unidade II da Liga Mossoroense recebe pacientes em tratamento contra o câncer

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2019, estima-se que sejam registrados 85.170 novos casos de câncer de pele não melanoma entre homens e 80.410 entre mulheres em todo o país.

Esses valores correspondem a um risco estimado de 82,53 casos novos a cada 100 mil homens e 75,84 para cada 100 mil mulheres. De acordo com o Setor de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), no ano de 2018, a Liga detectou 390 novos casos de câncer de pele.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. “Pessoas acima de 40 anos e com histórico de exposição solar em excesso, bem como as que possuem pele e olhos claros são as mais atingidas. Os principais sinais de alerta são a presença de um sinal ou pinta que cresce de forma irregular, sinal de coloração muito escura ou com variações de cor”, explica o médico cirurgião de cabeça e pescoço da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) Jorge Moura.

Esse câncer surge com maior frequência em partes do corpo que ficam expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Com a proximidade do verão, as pessoas costumam frequentar mais o litoral e se expor ao sol, então, os cuidados devem ser redobrados, principalmente no período entre 10h e 16h, quando a intensidade solar geralmente é maior. Também é importante sempre utilizar filtros solares com fator de proteção 15 ou mais.

“A forma de prevenção que se pode indicar é basicamente evitar os horários de maior incidência de raios ultravioletas, fazer o uso correto de bloqueador solar e realizar uma consulta imediata no especialista, caso se observe alguma das alterações já citadas”, destaca o médico.

Jorge Moura comenta sobre os tipos de tratamentos mais adequados para essa doença. “Geralmente, a cirurgia é curativa e terapias auxiliares, como a radioterapia e outros, são necessárias apenas em casos selecionados. O índice de sucesso do tratamento é elevado com a cura na maioria dos pacientes, mas para isso é importante realizar o diagnóstico preciso e precoce”, alerta.

Dezembro Laranja alerta sobre os cuidados com a pele

Com a proximidade do verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, principalmente para pessoas com pele mais clara e com histórico de câncer na família. Isso ocorre para que sejam evitados os casos de câncer de pele. O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Todo ano, o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa grande ação de conscientização. Em 2019, uma das ações que assume maior relevância ocorrerá no dia 7 de dezembro, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele. As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos espalhados pelo Brasil. A expectativa é de que 30 mil pessoas sejam beneficiadas com essa iniciativa.

Tags:

LMECC
casos
câncer de pele
Mossoró
praia
verão

voltar