Amina Costa/Da Redação
Faltando poucos dias para a realização de mais uma edição da Operação Sorriso, o Albergue de Mossoró (ALBEM) se prepara para receber os pacientes e seus acompanhantes, provenientes de outros municípios, que vão realizar a cirurgia de correção de lábio leporino e fenda palatina. No Albem, eles recebem, de forma gratuita, todo o suporte durante o processo de pré e pós-operatório.
Pela 4ª vez, o Albem faz parte desse projeto humanitário, que tem o objetivo de ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais. O Albem é uma instituição filantrópica que acolhe acompanhantes de pacientes de outros municípios, que estão internados nos hospitais públicos de Mossoró.
Durante a Operação Sorriso, o Albem abre uma exceção e, além dos acompanhantes, acolhe também os próprios pacientes que passam pelas cirurgias. “Durante 10 dias, o Albem sai do seu atendimento médio de 15 pessoas por dia para, pelo menos, 65 pessoas. São 10 dias intensos, em que os pacientes e acompanhantes ficam no Albem, cujo quadro de voluntários triplica. Essa é a única exceção, em que os pacientes ficam na instituição junto com seus acompanhantes”, comentou Edson Oliveira, diretor do Albem.
A preparação do Albem para receber os pacientes da Operação Sorriso inclui a realização da pintura da estrutura, bem como a formação da escala de voluntários que fazem parte da equipe fixa do Albergue de Mossoró. Atualmente, a instituição está acolhendo 21 acompanhantes de pacientes. Com a realização da Operação Sorriso, esse número vai triplicar, caso a maior parte dos pacientes sejam de outras cidades.
“Estamos pintando o Albem para melhorar a estrutura, em relação à nossa equipe de voluntários, já fizemos a escala de pessoas para dar esse suporte, porque há um aumento de pessoas alojadas na instituição. Hoje, o Albem está acolhendo 21 acompanhantes de pacientes de outras cidades e, durante a Operação Sorriso, a previsão é de que esse número atinja a capacidade máxima do Albem”, relatou Edson Oliveira.
Todos os voluntários que compõem o Albem estão ansiosos para a realização de mais uma edição desta ação que mudará a vida de 50 pessoas, com a realização das cirurgias de correção de lábio leporino e fenda palatina. “Estamos ansiosos, aguardando e nos preparando, porque entendemos que é uma contribuição que o Albem dá a essas pessoas do nosso estado e de diversas cidades, que precisam do apoio. Para nós, é uma alegria e satisfação, prestar esse serviço ao estado do RN”, afirma o diretor da instituição.
Operação Sorriso será iniciada no dia 13, com a triagem dos pacientes
Em cinco edições, a Operação Sorriso atendeu mais de 409 pacientes, com 220 cirurgias realizadas e mais de 3.600 consultas médicas gratuitas oferecidas
A Operação Sorriso acontece em Mossoró com o apoio da Prefeitura de Mossoró, que disponibiliza o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim) para a realização da triagem dos pacientes, do Hospital Wilson Rosado, onde são realizadas as cirurgias eletivas e do Albem, que abriga os pacientes e familiares. Esta é a 5ª edição deste projeto em Mossoró, que é realizado por médicos voluntários de diversos países do mundo.
Na missão humanitária de Mossoró, devem ser realizadas cerca de 50 cirurgias entre os dias 15 e 18 do mesmo mês. Desde o primeiro programa no estado, foram atendidos mais de 409 pacientes, com 220 cirurgias realizadas e mais de 3.600 consultas médicas gratuitas oferecidas.
Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 13, no Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado, com os documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue recentes (realizados até 3 meses antes da missão), caso tenha. Paciente e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Quem foi operado em 2018, também deve retornar nesta data para realizar a consulta pós-operatória de 1 ano.
Após a triagem, os pacientes selecionados passarão por cirurgia com os voluntários da Operação Sorriso no Hospital Wilson Rosado, a partir do dia 15 de janeiro. Um time de 60 voluntários da área da saúde do Brasil e de outros países participará da missão.
A coordenação da Operação Sorriso está realizando reuniões com todos os voluntários que vão dar apoio aos pacientes e acompanhantes nestes dias de ação. São dezenas de voluntários, de diversas áreas de atuação, que trabalham durante os dias da Operação Sorriso, buscando proporcionar o bem-estar das 50 pessoas que serão selecionadas para as cirurgias.
A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 37 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 288 mil crianças pelo mundo.
No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,5 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.
Tags: