Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 07h15 | 15 Jan 2020 | Redação Cirurgias começam nesta quarta-feira no Hospital Wilson Rosado

Crédito da foto: Divulgação/PMM 94 pessoas passaram pela triagem ocorrida na última segunda-feira (13)

Após a triagem ocorrida na última segunda-feira (13), as cirurgias da Operação Sorriso em Mossoró têm início nesta quarta-feira (15) e prosseguem até este sábado no Hospital Wilson Rosado. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 94 pessoas de 41 cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba participaram da triagem no Centro Clínico Evangélico, mais conhecido como PAM do Bom Jardim.

O levantamento da coordenação da Operação Sorriso aponta que são 37 municípios potiguares, dois paraibanos e dois cearenses.

Durante toda esta terça-feira, os profissionais da ONG entraram em contato com os selecionados para iniciar os procedimentos de hoje até este sábado no Hospital Wilson Rosado

A organização do mutirão tem a expectativa de realizar 50 cirurgias corretoras de lábio leporino e fenda palatina. Esta é a quinta vez consecutiva que a Operação Sorriso é realizada na capital do Oeste. Nos últimos quatro anos, foi resgatado o sorriso de 220 crianças e adultos de Mossoró e outras cidades, sendo realizados 310 procedimentos cirúrgicos e 3.681 consultas de diversas especialidades.

A Operação Sorriso está presente em 60 países e já atuou em 12 estados brasileiros. Em Mossoró, 60 profissionais voluntários do Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Argentina, Suécia e 110 voluntários locais participam da Operação Sorriso Missão Mossoró, que mais uma vez também contou com a parceria da Marinha do Brasil.

O diretor executivo da Operação Sorriso, Charles Rosenburst, explicou um pouco do que representa uma cirurgia de lábio leporino e fenda palatina, que na rede privada custa em média R$ 10 mil, paras os indivíduos que participaram da triagem no PAM do Bom Jardim e vão fazer a cirurgia gratuitamente.

“Quando o paciente faz a cirurgia e segue o tratamento, ele ganha uma perspectiva de vida normal. No ano passado, tivemos um paciente de 5 anos de idade que nunca tinha ido para a escola. Os pais tinham medo que ele apanhasse lá. Ele veio, fez a cirurgia e no dia que estava indo embora os pais estavam super felizes e falaram para gente que iam sair direto para escola fazer a matrícula do filho. Entende o que isso significa? Essa criança que não ia ter perspectiva de vida, agora vai ter uma vida normal de criança. Essa é a transformação que a gente está oferecendo”, afirmou, emocionado.

O mesmo sentimento de oportunizar dignidade e perspectiva de vida é compartilhado pela coordenadora de comunicação da Operação Sorriso Ana Leme. “A operação sorriso devolve a esperança a essas pessoas. Nós damos oportunidades iguais para todo mundo. Esse é o nosso trabalho: tratar todo mundo igual e devolver o sorriso para todo mundo.”, disse Ana.

O coordenador de Saúde Bucal do Município, Joel Escóssia, reforçou a importância da parceria da Prefeitura para mais uma realização da Operação Sorriso. “A Prefeitura de Mossoró é fundamental nessa parceria, uma vez que disponibiliza todo o local de atendimento da triagem. O PAM do Bom Jardim fica disponível exclusivamente para esses pacientes hoje. Essa cirurgia é transformadora para eles. Nenhum paciente tem culpa da deformidade que nasceu e geralmente eles ficam fechados, reclusos em suas casas, nem vão para as escolas. É uma cirurgia que muda totalmente a vida de uma pessoa”, pontuou Joel.

A prefeita Rosalba Ciarlini acompanhou a triagem e reforçou a importância da realização da cirurgia corretora nos primeiros meses de vida e destacou a presença marcante de pessoas outros estados em Mossoró. “A cada ano são muitas pessoas que têm a oportunidade de correção do lábio ou fenda palatina. Não são pessoas só de Mossoró, mas da própria capital e até de estados vizinhos. É um trabalho humanitário muito importante e eu fico muito feliz como médica pediatra de poder ver a nossas crianças tendo a correção desse problema desde pequenininha. Também muitos adultos recebem essa oportunidade. Nós estamos sempre de braços abertos para receber a Operação Sorriso”, afirmou a prefeita, que ainda agradeceu ao Hospital Wilson Rosado, profissionais da Secretaria de Saúde e todos os voluntários que estão participando da Operação Sorriso.

Pacientes de outras cidades

Muitas pessoas vieram de outras cidades para participar da triagem da Operação Sorriso em Mossoró. Vagner Tavares, 43 anos, que é agricultor em Apodi, veio com a mulher Francisca Antônia, 40 anos, também agricultora estiveram no PAM do Bom Jardim para a triagem. O casal trouxe a filha Safira Valentina, de 1 ano e 5 meses.

Safira já tinha feito a cirurgia do lábio leporino no ano passado e agora volta para tentar fazer a do palato. “Melhorou muita coisa após a primeira cirurgia, graças a Deus. Só tenho a agradecer a Deus e aos médicos que fizeram a cirurgia, porque não é fácil para nós. A dificuldade é grande, mas eu agradeço a eles por tudo. Só tenho a agradecer a equipe da Operação Sorriso por tudo”, afirmou a agricultora Antônia.

Quem também procurou a Operação Sorriso foi Francisco das Chagas da Silva. O homem de 35 anos é natural de Campo Grande deixou a vergonha de lado e esteve na ação. Foi pensando em resgatar sua autoestima e melhorar sua fala que o agricultor veio Mossoró para participar da triagem e se operar do lábio leporino e fenda palatina. “Uma mulher na minha cidade me comunicou e eu vim fazer. Estou muito feliz, porque vou ter uma mudança clara de vida, né? Estou confiante que vai dar certo.”, destacou Francisco.

Albanete da Silva Lima, de 25 anos, da cidade de Baraúna, é mãe de Luis Davi, de 6 anos, que já fez a cirurgia pela Operação Sorriso no ano de 2018 em Mossoró. Agora Albanete volta com Davi com sorriso no rosto para passar pela avaliação dos médicos. “Ele comia, mas não era bem. Depois da cirurgia come bem, melhorou a aparência. Achei muito bom porque eu já tinha tentado fazer a cirurgia outras vezes e sempre dava errado. Quando eu soube que a Operação Sorriso veio para Mossoró eu vim e deu tudo certo. Estou muito feliz. Agora é só passar pelo retorno dos médicos.”

Tags:

cirurgias
Hospital Wilson Rosado
Operação Sorriso
Rio Grande do Norte
Ceará
Mossoró

voltar