Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 06 Fev 2020 | Redação Medicina da Ufersa tem 90% das vagas preenchidas

Crédito da foto: Eduardo Mendonça/Ufersa Das 40 vagas ofertadas pela instituição, 36 já foram preenchidas

O prazo de matrícula da chamada regular na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) foi encerrado no dia 4 de fevereiro e as vagas que não foram preenchidas nesta fase ficarão disponíveis para os estudantes que se inscreveram na lista de espera. Nesta primeira fase, cursos como Medicina, Zootecnia e Direito obtiveram mais de 80% das vagas preenchidas.

De acordo com os dados informados pela assessoria de imprensa da Ufersa, o curso que obteve o maior percentual de matriculas realizadas nesta primeira fase foi o de Medicina, com preenchimento de 90% das vagas. Com isso, das 40 vagas que a universidade ofertou para o curso, 36 já foram preenchidas.

Os cursos de Zootecnia, Direito e Ciência da computação dão seguimento à lista de cursos com maior percentual de preenchimento de vagas na chamada regular. O curso de Zootecnia obteve 81,63% das vagas preenchidas. Já os cursos de Direito e de Ciência da Computação obtiveram 81,25% e 80% das vagas preenchidas, respectivamente.

Em contrapartida, o curso de Engenharia de Petróleo, que é ofertado no campus central, em Mossoró, obteve apenas 30% das vagas preenchidas na chamada regular do Sistema de Seleção Unificado (SISU). No campus de Angicos, o curso de Computação e Informática obteve 28% da ocupação das vagas e, em Caraúbas, o curso de Letras Português preencheu 39,24% das vagas ofertadas.

A Ufersa usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio do Sisu, como critério de seleção para os cursos ofertados nos quatro campi da instituição. Entre os dias 21 e 26 de janeiro, os estudantes puderam realizar a inscrição nas universidades que utilizam este sistema de seleção. O resultado foi divulgado no dia 28 de janeiro e a inscrição, na Ufersa, ocorreu entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Os estudantes que não foram selecionados para a chamada regular tiveram até o dia 4 de fevereiro para informar interesse nas vagas remanescentes. Conforme determina o Sisu, as listas contendo os nomes dos selecionados para as vagas remanescentes devem ser divulgadas do dia 7 de janeiro até o dia 30 de abril, de acordo com cada instituição.  

A Ufersa informa que depois de divulgada a lista das vagas ociosas, o candidato precisa confirmar a continuação na seleção por meio de formulário disponibilizado na página do Sisu Ufersa. Depois de então, segue a etapa presencial, quando os candidatos deferidos da etapa on-line comparecem à universidade com a documentação que comprove a condição da modalidade de concorrência que escolheu. A Ufersa abriu 2.710 vagas em 29 cursos distribuídos no campus sede, em Mossoró, e nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros para ingresso nos dois semestres letivos de 2020. Para o primeiro semestre são 1.440 vagas e, para o segundo semestre, são 1.270.

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a matrícula na chamada regular segue até o dia 7 de fevereiro. As vagas não preenchidas na chamada regular do Sisu 2020 serão ofertadas em edital de segunda chamada, previsto para ser publicado no dia 20 de março de 2020. Os candidatos devem fazer o acompanhamento das chamadas ao longo do ano, pelo site da instituição.

Tags:

Medicina
Ufersa
vagas
matrícula
Sisu

voltar