A Prefeitura de Mossoró, através da Diretoria Executiva de Serviços Urbanos, desativou 1.109 bocas de lixos nos últimos três anos das 1.175 existentes em toda a cidade. Em 2019 foram desativadas 107 bocas de lixo na região norte; 533 na região central e 469 pontos na região sul.
Segundo a PMM, foram criados pontos de descarte fixos e provisórios para a destinação de metralha, entulho, poda de árvore, capim, grama, sofá e colchões com a extinção dessas bocas de lixo.
O órgão lista seis pontos de descarte. São eles: Vingt-Rosado: Rua João Alves Cavalcante (próximo a Pizzaria do Loro); Barrocas: Rua Marechal Hermes (final da rua); Belo Horizonte – por trás do CAIC; Dom Jaime Câmara: Rua Herondina Cavalcanti (após o mosteiro Santa Clara); Favela do Fio: Rua José Malaquias; Parque das Rosas: Rua Arlinete Ferreira de Souza (antigo bar da viúva)
A PMM destaca ainda que as equipes de serviços urbanos trabalham na limpeza das áreas públicas e que a limpeza de terrenos privados é de responsabilidade de seus proprietários e que também não realiza a retirada de entulhos de construções.
A Secretaria de Serviços Urbanos está realizando também o trabalho de limpeza e desobstrução de galerias e bocas de lobo em vários pontos da cidade. O serviço faz parte das atividades rotineiras das equipes e são intensificadas após dias de chuvas.
As equipes realizaram na última quinta-feira, 6, o trabalho no centro da cidade, em pontos que estavam obstruídos, impedindo o escoamento das águas. “Essa obstrução acontece porque a população continua jogando lixo na rua e quando chove esse lixo entope as galerias”, disse Cid Batista, diretor executivo de serviços urbanos.
A prefeitura de Mossoró orienta que para que o serviço seja realizado de maneira eficaz é necessária a colaboração da população, descartando o lixo em locais apropriados. Também é importante que os comerciantes fiquem atentos ao horário da coleta de lixo, que acontece sempre a partir das 18h. Essa colaboração evita que as sacolas não recolhidas e o lixo jogado na rua escoem pela via em dias de chuva, o que altera o tempo e percurso do escoamento de água, causando inundações.
Confira abaixo as áreas de descarte:
Vingt-Rosado: Rua João Alves Cavalcante (próximo a Pizzaria do Loro)
Barrocas: Rua Marechal Hermes (final da rua)
Belo Horizonte – por trás do CAIC
Dom Jaime Câmara: Rua Herondina Cavalcanti (após o mosteiro Santa Clara)
Favela do Fio: Rua José Malaquias
Parque das Rosas: Rua Arlinete Ferreira de Souza (antigo bar da viúva)
Defesa Civil mapeou 23 pontos de alagamento
No último mês de janeiro, a Defesa Civil de Mossoró mapeou 23 pontos de risco de alagamento, em caso de chuvas média/grande proporção.
De acordo com o coordenador, Osnildo Moraes, o trabalho preventivo segue sendo realizado pelo município.
“A solução é manter esses espaços limpos. Todos eles já tem o serviço de drenagem, mas se chover um volume maior do que o esperado, vai dar alagamento. Se encontrar o caminho das águas limpo, o escoamento se dá em pouco tempo e não dá maiores transtornos”, destacou.
A população pode denunciar através dos telefones 199, 153, 156 ou (84) 98631-7000. “O plantão é permanente. A população pode ligar a qualquer hora do dia”, frisou Osnildo.
PONTOS DE RISCO
01 – DOM JAIME – CANAL DA FAVELA DO VELHO – RUA PROFESSOR ANDERSON ARAÚJO À ALTURA DO NÚMERO 160-A
02 – CONJUNTO WILSON ROSADO – AVENIDA CELSO RÊGO (AVENIDA PRINCIPAL)
03 – CONJUNTO WILSON ROSADO – RUA JOSÉ RIBAMAR BARRETO
04 – LAGOA DO MATO – GALERIA AVENIDA RIO BRANCO
05 – REDENÇÃO – CÓRREGO
06 – ABOLIÇÃO IV/SANTA DELMIRA – CÓRREGO
07 – BOM JESUS – CÓRREGO
08 – RINCÃO – (VINGT ROSADO) – RUA TÉRCIO WILLAME E RUA PROFESSORA BENÍGNA MARTINS MACHADO
09 – SANTO ANTÔNIO (ESTRADA DA RAIZ) – POR TRÁS DA ANTIGA BIC
10 – ABOLIÇÃO V – AVENIDA PRINCIPAL
11 – PAREDÕES – RUA ANATÁLIA DE MELO/AFONSO PENA E AVENIDA JERÔNIMO DIX-NEUF ROSADO (PRÓXIMO A COBAL)
12 – COSTA E SILVA – AVENIDA FRANCISCO MOTA
13 – ILHA DE SANTA LUZIA – POR TRÁS DA L.E PNEUS (FINAL DA RUA PEDRO CIARLINI)
14 – ALTO DE SÃO MANOEL – AVENIDA PRESIDENTE DUTRA
15 – PEREIROS – RUA JOÃO PESSOA
16 – ALTO DA CONCEIÇÃO – ÀS MARGENS DO RIO MOSSORÓ
17 – PIRRIXIL (ILHA DE SANTA LUZIA) – RUA DAS FLORES
18 – BELO HORIZONTE – RUA JAEM MENESCAL (LOGO APÓS O CAIC)
19 – NOVA MOSSORÓ
20 – ABOLIÇÃO IV (RUA TONHECA DANTAS)
21 – SANTA DELMIRA (CANAL DA RUA DO FIO)
22 – DOZE ANOS (AVENIDA DIOCESANO COM JOÃO DA ESCÓSSIA E AVENIDA DIOCESANO COM AMARO DUARTE)
23 – AEROPORTO II (QUIXABEIRINHA) – PRÓXIMO A LAGOA
Tags: