A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Semana de Mobilização e Sensibilização contra as arboviroses. A campanha começa nesta segunda-feira, 17, e se estende até a sexta-feira, 21, em doze bairros da cidade.
Segundo a SMS, a ideia é fortalecer o trabalho realizado pela Prefeitura na prevenção, educação em saúde, combate e eliminação do mosquito Aedes aegypti, um dos principais causadores das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).
O trabalho terá início na Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura, no bairro Alto do Sumaré, e na Unidade Básica de Saúde Sinhazinha Borges, no Santo Antônio. No primeiro haverá uma roda de conversa, caminhada educativa e notificação de arboviroses. Na UBS também terá uma roda de conversa na sala de espera.
Já na terça-feira, 18, a campanha de conscientização estará nos bairros Paredões e Alto de São Manoel. Na localidade da zona norte haverá fiscalização e eliminação de focos do Aedes a partir da Rua Anatalia de Melo Alves. Já no bairro da zona leste terá palestra educativa na Escola Estadual Professor Manoel João.
Os bairros Doze Anos, Barrocas e Dix-Setp Rosado recebem a semana de mobilização e sensibilização. A Escola Municipal Professor Manoel Assis, no Doze Anos, receberá palestra educativa. No Barrocas terá mobilização e sensibilização contra as arboviroses na Praça dos Professores. Caminhada educativa e visita a pontos estratégicos nas margens da BR 304 serão realizados no Dix-Sept Rosado.
Na quinta-feira, 20, haverá caminhada educativa no Santa Delmira e Lagoa do Mato. Na UBS Epitácio Pessoa, no bairro Pintos, será realizada uma roda de conversa na sala de espera da unidade.
Por fim, a semana de mobilização e sensibilização contra as arboviroses encerrará suas atividades nos bairros Belo Horizonte e Aeroporto. No primeiro terá o Dia D de mobilização e sensibilização contra as arboviroses com realização de caminhada a partir da UBS Raimundo Costa. Já no segundo tratamento focal nos imóveis do bairro.
Recentemente, trabalho de diversos profissionais da Secretaria de Saúde, conseguireduzir em 76% os casos confirmados de dengue de 2018 para 2019 em Mossoró. Os números foram ainda mais expressivos na redução de casos confirmados de Chikungunya, de 91% no mesmo período de comparação. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/NET). Mesmo com bons resultados, a Prefeitura e a sociedade mossoroense precisam continuar vigilantes e combatendo o Aedes aegypti.
Uma série de fatores contribuiu para a Prefeitura de Mossoró conseguir reduzir os números de casos confirmados na cidade. Dentre os principais estão o trabalho de rotina dos agentes de endemias; recolhimento de aproximadamente 30 mil pneus em 2018 e 2019; Trabalho em conjunto com o projeto Família em Foco; trabalho de educação em saúde em 46 escolas do Município, Estado e particulares; tratamento focal em 331.421 imóveis* e visitas em 504.132 imóveis* durante o cumprimento de 6 ciclos completos de visitas no ano (*o mesmo imóvel é visitado mais de uma vez); Apoio institucional em Unidades de Serviços de Saúde (UBSs, UPAs e Hospitais); Trabalho da educação em saúde em equipamentos sociais (CRAS, Igrejas, Comércios, empresas); Divulgação na mídia; Integração da Vigilância em Saúde com o Centro de Controle de Zoonoses e demais Secretarias; Resgate do Plano de Contingencia, que ocorreu na atual gestão e norteia todas as ações que a Secretaria de Saúde desenvolve em relação as arboviroses.
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO CONTRA AS ARBOVIROESES
Segunda-feira (17)
– Bairro Alto do Sumaré: roda de conversas, caminhada educativa e notificação de arboviroses a partir da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura.
– Bairro Santo Antônio: roda de conversas na sala de espera da UBS Sinharinha Borges.
Terça-feira (18)
– Bairro Paredões: fiscalização e eliminação de focos do Aedes a partir da Rua Anatalia de Melo Alves.
– Bairro Alto de São Manoel: palestra educativa na Escola Estadual Professor Manoel João.
Quarta-feira (19)
– Bairro Doze Anos: palestra educativa na Escola Municipal Professor Manoel Assis.
– Bairro Barrocas: mobilização e sensibilização contra as arboviroses na Praça dos Professores.
– Bairro Dix-sept Rosado: caminhada educativa e visita a pontos estratégicos nas margens da BR 304.
Quinta-feira (20)
– Bairro Santa Delmira: caminhada educativa, palestras e batida de focos no bairro.
– Bairro Pintos: roda de conversas na sala de espera da UBS Epitácio Pessoa.
– Bairro Lagoa do Mato: caminhada educativa com carro de som pelo bairro.
Sexta-feira (21)
– Bairro Belo Horizonte: Dia D de mobilização e sensibilização contra as arboviroses com realização de caminhada a partir da UBS Raimundo Costa.
– Bairro Aeroporto: tratamento focal nos imóveis do bairro.
Tags: