Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 17 Fev 2020 | Redação Mais de 1 mil pessoas foram imunizadas no Dia D contra o sarampo

Crédito da foto: Divulgação O Dia D de vacinação contra o sarampo foi realizado no último sábado, 15

Dados preliminares do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 1.017 pessoas foram vacinadas no último sábado, 15, no Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. De acordo com o coordenador da pasta, Etevaldo Lima, 6.374 compareceram aos locais de vacinação.

Etevaldo Lima esclarece que muitas pessoas que procuraram as Unidades Básicas de Saúde para se imunizarem já estavam vacinadas e, por isso, não tomaram a dose. Ele também esclarece que vacinas de HPV e meningite saíram muito no último sábado.

“Muitas pessoas que foram as UBS’s no último sábado já estavam imunizadas contra a doença. Elas já haviam tomado a dose anteriormente e não precisaram ser vacinadas nesta etapa. Agora, saíram muitas vacinas de HPV e meningite. Vale lembrar a essas pessoas que tomaram a vacina de HPV que elas têm de retornar em seis meses para tomar a segunda dose”, disse.

A enfermeira Djanira Tavares explicou a importância da vacina do Sarampo para a população. “É importante que os pais estejam atentos ao cartão de vacina, se ele está atualizado. Temos que nos preocupar com o Sarampo, pois temos casos no Brasil e é uma doença que pode matar”, disse.

A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretaria de Saúde, Saudade Azevedo, visitou dois pontos de vacinação na manhã deste sábado e falou da importância da imunização. “A vacina do sarampo, mesmo você tendo tomado quando criança, a cada 10 anos ela precisa ser reforçada. O sarampo é uma doença que traz muitos problemas, doenças e pode levar a morte”, disse a prefeita.

As visitas aconteceram na UBS Ildone Cavalcanti, no bairro Barrocas e na UBS Vereador Lahyre Rosado, no Alto do Sumaré. “A campanha segue até o dia 13 de março e o município está abastecido de vacina. Além da vacina do sarampo, os pais podem procurar as unidades de saúde para atualizarem a carteira de vacinação dos seus filhos”, falou Rosalba.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março nas Unidades Básicas de Saúde do município. Mossoró recebeu do Ministério da Saúde 4.310 doses da vacina tríplice viral para a campanha.

Tags:

imunizadas
Dia D
sarampo
Mossoró

voltar