A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Serviços Urbanos e agentes de trânsito ficarão em alerta durante todo o período de carnaval para resolver situações emergenciais em Mossoró. Oficialmente, o período carnavalesco começa neste sábado (22) e se estende até terça-feira (25).
A Defesa Civil realiza um trabalho preventivo e de assistência à população das áreas mapeadas como pontos de alto risco de inundação da cidade.
O coordenador do órgão no município, sargento Osnildo Moraes, orienta para que os agentes fiquem atentos aos pontos mais críticos na cidade.
“Nossa orientação aos agentes de trânsito é ficarem atentos aos pontos mais críticos da cidade, ruas como a Amaro Duarte, a João da Escóssia, que geralmente ficam alagadas rapidamente, fazendo um trabalho de intervenção para evitar que os veículos trafeguem nesses locais provocando danos aos próprios veículos e as residências”, explica Osnildo Moraes.
A Defesa Civil identificou 23 pontos de alto risco de inundação em diferentes bairros de Mossoró. Os locais vulneráveis estão nas quatro zonas da cidade.
O Grande Alto de São Manoel tem seis pontos considerados de alto risco. O do Dom Jaime Câmara está no Canal da Favela do Velho na Rua Professor Anderson Araújo à altura do número 160-A. Já no Rincão, localidade no Vingt Rosado, os pontos estão nas ruas Tércio Willame e Professora Benigna Martins Machado.
A Ilha de Santa Luzia também apresenta dois pontos. Um está na Rua Pedro Ciarlini (por trás da L.E Pneus) e outro na Rua das Flores na localidade conhecida como Pirrixil. Um trecho da Avenida Presidente Dutra também é considerado de alto risco para inundação e alagamento.
O conjunto Wilson Rosado tem como pontos críticos a Avenida Celso Rêgo, principal do bairro, e a Rua José Ribamar Barreto. Córregos que passam pelo Redenção, Abolição IV/Santa Delmira e Bom Jesus também estão na lista.A avenida principal do Abolição V onde existem construções irregulares dentro de um canal é considerado pelo órgão outro ponto crítico.
Ainda nessa região da cidade, outros dois pontos são classificados como de alto risco. O primeiro fica na Rua Tonheca Dantas, no Abolição IV, o último no Canal da Rua do Fio, no conjunto Santa Delmira.
A galeria da Avenida Rio Branco, na Lagoa do Mato, a Rua Jaem Menescal, no bairro Belo Horizonte, e as margens do Rio Mossoró, no Alto da Conceição, são os pontos considerados vulneráveis na parte sul da zona urbana. Os outros pontos estão na Rua Anatália de Melo Alves/Afonso Pena, por trás da Antiga Bica, na Estrada da Raiz.
A Defesa Civil Municipal pode ser acionada através dos números 153 e 199, pelo WhatsApp do Disque Segurança (8631-7000), ou ainda pelo aplicativo Mossoró Conectada.
CHUVAS LEVES
De acordo com o Climatempo, especializado em meteorologia, o período de carnaval na capital do Oeste será de precipitações leves. O volume de chuva não deve ultrapassar os 10 milímetros nos quatro dias de folia na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.
Para este sábado (22), o site aponta que a chance de chover é de 90%. O volume seria de 10 mm com a mínima de 23° e a máxima de 36°. No domingo (23), a chance de chuva cai para 80% e o volume de apenas 5 milímetros. A temperatura mínima deve atingir 24° e a máxima 37°.
O volume de chuva na segunda-feira (24) deve ser o mesmo do dia anterior, mas com a chance de chuva aumentando para 90%. A mínima ficaria também em 24° e a máxima na casa dos 37°. A terça-feira (25) aponta chance de chuva de 71%, com possibilidade de chover apenas 5 mm na cidade. A mínima chegaria a 25° e a máxima 37°.
Ainda de acordo com o Climatempo, a quarta-feira de Cinzas seria o dia com o maior volume de chuva no período. O site destaca que pode haver uma chuva de 19 milímetros, número acima dos verificados nos dias anteriores. A chance de chover é de 90%, com a temperatura mínima de 25° e a máxima de 32°.
EM TODO O RN
Análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) apontam que a previsão do tempo para o final de semana e o carnaval é de predominância de céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas em todas as regiões.
No litoral (grande Natal) a expectativa é de que as chuvas ocorram a qualquer hora do dia até sábado (22). Já no interior, as precipitações são esperadas durante o período da tarde e início da noite, e poderão ser acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas.
A temperatura na capital deve variar entre 24° C e 32° C e no interior, nas regiões serranas, devem ficar entre 22° C e ultrapassar os 35°C. “A umidade relativa do ar acima do normal (85% a 90%), a sensação térmica (de mais calor) aumenta”, alerta o chefe da Unidade, o meteorologista Gilmar Bristot.
Abaixo, as previsões dos próximos dias no RN
Sábado (22) – Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado com pancadas de chuvas.
Domingo (23) - Céu parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas fracas.
Segunda-feira (24) - Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado com pancadas de chuvas fracas.
Terça-feira (25) - Céu parcialmente nublado a claro em todo o estado com pancadas de chuvas em todas as regiões.
Previsão do tempo em Mossoró no carnaval
Sábado (22)
Chance de chuva: 90%
Volume de chuva: 10 mm
Mínima: 23°
Máxima: 36°
Domingo (23)
Chance de chuva: 80%
Volume de chuva: 5 mm
Mínima: 24°
Máxima: 37°
Segunda-feira (24)
Chance de chuva: 90%
Volume de chuva: 5 mm
Mínima: 24°
Máxima: 37°
Terça-feira (25)
Chance de chuva: 71%
Volume de chuva: 5 mm
Mínima: 25°
Máxima: 37°
Quarta-feira (26)
Chance de chuva: 90%
Volume de chuva: 19 mm
Mínima: 25°
Máxima: 32°
Pontos De Risco
01 – Dom Jaime – Canal da favela do Velho – Rua Professor Anderson Araújo À Altura Do Número 160-a
2 – Conjunto Wilson Rosado – Avenida Celso Rêgo (Avenida Principal)
3 – Conjunto Wilson Rosado – Rua José Ribamar Barreto
4 – Lagoa Do Mato – Galeria Avenida Rio Branco
5 – Redenção – Córrego
6 – Abolição IV/Santa Delmira – Córrego
7 – Bom Jesus – Córrego
8 – Rincão – (Vingt Rosado) – Rua Tércio Willame e Rua Professora Benígna Martins Machado
9 – Santo Antônio (Estrada da Raiz) – Por trás da antiga BIC
10 – Abolição V – Avenida Principal
11 – Paredões – Rua Anatália de Melo/Afonso Pena e Avenida Jerônimo Dix-neuf Rosado (Próximo a Cobal)
12 – Costa e Silva – Avenida Francisco Mota
13 – Ilha de Santa Luzia – Por trás da L.E Pneus (final da Rua Pedro Ciarlini)
14 – Alto De São Manoel – Avenida Presidente Dutra
15 – Pereiros – Rua João Pessoa
16 – Alto Da Conceição – Às margens do rio Mossoró
17 – Pirrixil (Ilha de Santa Luzia) – Rua das Flores
18 – Belo Horizonte – Rua Jaem Menescal (Logo Após O Caic)
19 – Nova Mossoró
20 – Abolição Iv (Rua Tonheca Dantas)
21 – Santa Delmira (Canal da Rua Do Fio)
22 – Doze Anos (Avenida Diocesano com João da Escóssia e Avenida Diocesano com Amaro Duarte)
23 – Aeroporto II (Quixabeirinha) – próximo a lagoa.
Tags: