O serviço público precisa ser ágil, satisfatório e que dê respostas aos seus usuários. Muito dessa eficiência passa pelo desempenho e qualificação dos servidores. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o incentivo à melhoria do seu quadro de pessoal é prática recorrente. Nos últimos 10 anos, cresceu mais de 42% o número de técnicos administrativos com grau de instrução acima do que é exigido em seus respectivos cargos, seja com especialização, mestrado ou doutorado.
Dados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) apontam que a Uern conta 631 técnicos administrativos efetivos (em janeiro deste ano), sendo 561 com titulação. Ou seja, 88,9% dos técnicos possuem algum diploma de pós-graduação stricto ou lato sensu.
Comparado a dezembro de 2010, o aumento no número de qualificações foi de 42,57%. Há pouco mais de 10 anos, a instituição possuía 423 técnicos efetivos, sendo 46,33% com titulações.
Um dado que chama a atenção é em relação ao título de mestre que saltou de 6 em 2010 para 81 em janeiro deste ano. O certificado de especialização foi conquistado por 381 servidores. Há cerca de 10 anos eram 115.
Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas Jéssica Figueiredo, a evolução dos números é motivada por vários fatores, especialmente em razão das ações de incentivo de qualificação dos servidores que são mais frequentes.
“Nós tivemos recentemente a mudança na legislação que permite determinado número de vagas nos processos seletivos de pós-graduação reservado para técnicos da Uern, nós avançamos nas liberações parciais (com horário adaptado) e totais dos servidores para buscar essas titulações e temos também um crescimento na oferta de mestrados profissionais”, exemplifica Jéssica Figueiredo.
A gestão do reitor Pedro Fernandes Ribeiro (iniciada no final de 2013), em relação ao servidor público, está amparada em três eixos: captar, capacitar e fixar. Captação de pessoas através de concurso público, capacitação através de oportunidade de pós-graduação, aperfeiçoamentos e outros cursos e incentivos para que elas permaneçam trabalhando na instituição.
“A qualificação desses servidores tanto os tornam mais aptos para o exercício da profissão como também mais motivados em prol da nossa instituição. Fica aqui um agradecimento a todos que têm contribuído e colaborado com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E você hoje, servidor, que está sendo capacitado, saiba que amanhã você vai ter a oportunidade de capacitar os demais”, destaca Pedro Fernandes.
O presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SINTAUERN), Francisco Elineudo de Freitas, destaca que os incentivos da gestão alinhados à luta da entidade representativa proporcionaram essa melhoria nos números.
“Temos hoje servidores capacitados assumindo funções que antes eram só para docentes, como pró-reitorias, diretorias, assessorias. Conseguimos, aos poucos, nosso espaço, sempre com diálogo e procurando o melhor para a categoria. Parabenizo a gestão da universidade. Tivemos um grande avanço e estamos buscando cada vez mais melhorar esse quadro”, comenta Francisco Elineudo.
Tags: