Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 29 Fev 2020 | Redação Reitores da UERN, UFRN, UFERSA e IFRN assinam Acordo da Infovia Potiguar

Crédito da foto: Divulgação/UERN Fase 1 da Infovia prevê o atendimento de 1.212.806 pessoas pela rede giga

O Fórum de Reitores das Universidades Públicas do Estado do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (28) a primeira reunião extraordinária de 2020. Na ocasião, foi assinado o Acordo da Infovia Potiguar, que objetiva a implantação, manutenção e operação da rede de comunicações de dados em diversas cidades do Rio Grande do Norte.

Assinaram o documento: o reitor Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); o reitor Daniel Diniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); o reitor José de Arimatéa, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); e o reitor Wyllys Farkatt, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A apresentação foi realizada por Sérgio Vianna Fialho, da UFRN, que explicou o estágio atual da Infovia Potiguar e o planejamento das próximas fases. A primeira etapa do projeto vai englobar onze municípios: Natal, João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Mossoró, Assú e Ipanguaçu, com previsão de inaugurar os trechos iniciais ainda neste ano.

O reitor Pedro Fernandes ressaltou a importância do acesso à Internet, sobretudo no interior do Estado. “Ter Internet de qualidade no Estado é uma questão de sobrevivência, especialmente no interior, pois nós ficamos ilhados…. A Internet é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico, realização de pesquisas, fomento de educação e inovação. Fico inquieto por não contarmos com a infraestrutura necessária, é preciso ampliar esse acesso para as universidades, escolas municipais, escolas estaduais e hospitais, além de outros órgãos ligados à área de segurança, ação social e justiça”, afirmou Pedro Fernandes, destacando também a necessidade de levar a rede para a cidade de Patu.

Conforme os gráficos apresentados por Sérgio Fialho, a Fase 1 da Infovia prevê o atendimento de 1.212.806 pessoas pela rede giga, representando um alcance percentual de 56,14% da população potiguar. Na fase 3, esse percentual salta para 77,99%, englobando mais de 2 milhões de pessoas de 30 municípios.

Desenvolvido por meio de parceria entre Governo do Estado e instituições públicas de ensino superior, a Infovia Potiguar fornece inicialmente 10 Gb, podendo ser expandida até 100 Gb, por meio do acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), para interligação de universidades e centros de pesquisa em alta velocidade.

OUTRAS PAUTAS – Além da assinatura do documento, o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN discutiu temas como a Política de Alfabetização do Estado, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) e emendas para a bancada federal.

Com informações da UERN

Tags:

reitores
UERN
UFRN
UFERSA
IFRN
Infovia Potiguar

voltar