Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 04 Mar 2020 | Redação Alunos fazem "vaquinha online" para representar Ufersa em evento de Direito Internacional

Crédito da foto: Marcos Garcia/JORNAL DE FATO Gabriel Vitor e Lucas Patrícius são estudantes do curso de Direito da Ufersa

Por Ednaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO

Os alunos do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Lucas Patrícius de Medeiros Leite e Gabriel Vitor Medeiros Maia estão realizando uma campanha para participarem da Interamerican Moot Court (IAMOOT). A competição acontece em Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio.

Os jovens foram selecionados para representar a instituição na IAMOOT 2020. Só que devido aos cortes nas universidades federais, a Ufersa alega não ter como custear a viagem dos dois alunos, com despesas em torno de R$ 21 mil.

Como alternativa para conseguir dinheiro, Gabriel Vitor e Lucas Patrícius estão fazendo uma vaquinha online.

“A gente fez um orçamento e deu 22 mil reais. Até o dia 13 desse mês temos que pagar a inscrição da competição que é de quase mil reais. A nossa viagem para os Estados Unidos está programada para o dia 15 de maio”, disse Lucas Patrícius.

“É a primeira vez que o curso de Direito da Ufersa participa desta competição. Ela é como se fosse uma corte simulada. Diversas pessoas de toda a América vão participar. Eles (universidade) disseram que teria de ter outros alunos para poder ajudar. O valor que pode pagar é quase simbólico”, complementou Gabriel Vitor.

Os estudantes relataram que já arrecadaram certa quantia, mas que ainda está longe da meta da dupla. “Já até arrecadamos uma certa quantia, mas ainda é pouco para bancar a viagem. Até o fim da primeira quinzena estamos recebendo a contribuição. Buscamos ajuda da Prefeitura e do Estado e estamos esperando a resposta”, disseram.

Para contribuir basta depositar qualquer quantia em uma das contas dos dois jovens alunos. Veja:

BANCO DO BRASIL

Gabriel Vitor Medeiros Maia

Agência: 0036-1

Conta: 95.135-8

 

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Lucas Patrícius de Medeiros Leite

Agência: 3483

Operação: 013

Conta: 18.834-1

 

SOBRE A COMPETIÇÃO:

Como a única competição trilíngue sobre o Sistema Interamericano, a Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos oferece oportunidades extraordinárias a estudantes de direito de diversas nacionalidades para adquirir conhecimento sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Os participantes desenvolvem pesquisa, escrevem documentos jurídicos baseados no caso hipotético e fazem sustentação oral diante de advogados e figuras de destaque da área de direitos humanos. Aos participantes também são oferecidas oportunidades únicas para interagir com colegas estudantes de direito, professores e profissionais de direitos humanos do hemisfério durante todo o evento.

Ao longo dos anos, a Competição contribuiu enormemente para o fortalecimento da educação jurídica em direitos humanos, bem como para o estabelecimento de uma rede de profissionais engajados na área das Américas e em outras regiões.

DATAS IMPORTANTES:

1 DE NOVEMBRO DE 2019 Abertura das Inscrições e Disponibilização das Regras Oficiais na Internet

10 DE DEZEMBRO DE 2019 Dia dos Direitos Humanos – Caso Hipotético Disponible

17 DE JANEIRO DE 2020 Prazo final para enviar perguntas de esclarecimento sobre o Caso Hipotético

14 DE FEVEREIRO DE 2020 Disponibilização das respostas às perguntas de esclarecimento sobre o Caso Hipotético na Internet

13 DE MARÇO DE 2020 Prazo Final da inscrição das Equipes

23 DE MARÇO DE 2020 Prazo Final para a entrega do Memorial das Equipes

6 DE ABRIL DE 2020 Prazo Final da inscrição dos Oficiais da Corte

13 DE ABRIL DE 2020 Prazo Final da inscrição dos Observadores

4 DE MAIO DE 2020 Prazo Final da inscrição dos Juízes

17 DE MAIO DE 2020 Check-In dos participantes e Cerimônia de Abertura na American University Washington College of Law 1

7-22 DE MAIO DE 2020 Rodadas Orais na American University Washington College of Law

Tags:

Ufersa
EUA
IMOOT 2020
Direito
Gabriel Vitor
Lucas Patrícius

voltar