O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 9. A Secretaria de Saúde informa que os três casos suspeitos são de um homem (49), uma mulher (46) e um adolescente (13) que viajaram recentemente à Itália
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, espera que os primeiros exames dos três casos suspeitos do novo coronavírus na cidade fiquem prontos nesta terça-feira, 10. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 9, no auditório do Centro Administrativo.
A SMS informou que enviou coletas à Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) para análises se é influenza ou outras síndromes respiratórias, que ajudam a descartar ou não o caso do Covid-19. Se os resultados dos exames foram positivos para influenza ou outra síndrome respiratória, a SESAP descarta a possibilidade de coronavírus. Caso dê negativo, as amostras são encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará, para testes específicos do novo coronavírus. No Evandro Chagas o resultado desse tipo de exame demora até sete dias.
Em Mossoró, a família procurou um hospital privado, no sábado (07), e informou que já apresentava sintomas como febre, tosse, coriza, náusea, vômito e congestão nasal desde o dia 03 de março, período que ainda estavam em viagem na Itália. O hospital cumpriu com todas as medidas preventivas que o Ministério da Saúde orienta, inclusive comunicou à Secretaria de Saúde sobre o caso, como também está monitorando os três pacientes. Os suspeitos vão ficar em isolamento familiar por 14 dias, sendo acompanhados diariamente pela Secretaria de Saúde e SESAP.
Ainda de acordo com informações do hospital privado, os pacientes não têm comorbidades (associação de duas ou mais doenças que aparecem de modo simultâneo em um mesmo paciente) e apresentaram nesta segunda-feira (09) melhoras significativas, mas mesmo assim ainda vão continuar em isolamento. A SESAP informou que vai divulgar um novo boletim epidemiológico até amanhã com a inserção dos casos suspeitos de Mossoró.
A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, reforçou durante toda a coletiva de imprensa que não há motivo para pânico, muito menos que há indícios que o vírus esteja circulando na cidade. Também informou que a Secretaria de Municipal de Saúde e SESAP estão trabalhando em conjunto e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde. Pediu ainda que a sociedade mossoroense acompanhe as notícias oficiais divulgadas pela Prefeitura de Mossoró.
Tags: