Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 12 Mar 2020 | Redação Amostras de casos suspeitos são enviadas a instituto e resultado deve sair em sete dias

Crédito da foto: Pacífico Medeiros A Vigilância em Saúde da PMM capacitou, no início do mês, enfermeiros das UBS’s

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) e um dos três casos suspeitos de coronavírus na cidade foi descartado. O comunicado foi publicado na noite da última terça-feira, 10.

De acordo com a SMS, as amostras dos outros dois casos suspeitos foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. A reportagem apurou que o resultado deve sair num prazo de sete dias e que não é possível especificar de qual caso foi descartado, sendo uma orientação do Ministério da Saúde.

Os três casos suspeitos divulgados na última segunda-feira, 9, eram de um homem de 49 anos, uma mulher de 46 e um adolescente de 13 anos. Eles viajaram recentemente à Itália e chegaram ao Brasil no início do mês.

Já em Mossoró, a família procurou um hospital privado, no sábado (07), e informou que já apresentava sintomas como febre, tosse, coriza, náusea, vômito e congestão nasal desde o dia 03 de março, período que ainda estavam em viagem na Itália.

Segundo a SMS, o hospital cumpriu com todas as medidas preventivas que o Ministério da Saúde orienta, inclusive comunicando à Secretaria de Saúde sobre o caso, como também está monitorando os três pacientes. Os suspeitos vão ficar em isolamento familiar por 14 dias, sendo acompanhados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e SESAP.

RETRANCA

Saúde capacita enfermeiros

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mossoró capacitou no início do mês enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município sobre o novo coronavírus (Covid-19).

Após esse processo, os servidores estão aptos, a saber, o que fazer em alguma eventualidade do coronavírus na cidade. Os servidores também vão poder orientar a população, no combate as fake news e em que circunstância deve procurar uma Unidade Hospitalar, sobre coleta de exames e quais os casos prioritários para atenção na cidade.

“Não sabemos por qual porta o paciente vai entrar. O fato é que ele chegando tem que ser acolhido, independente da complexidade da assistência. Se chegar, por ventura, na Atenção Básica esse paciente tem que ser encaminhado à UPA, que é onde está se organizando para ser uma unidade de referência municipal para coleta de exames de pacientes não hospitalizados. A referência hoje para o coronavírus, que é determinação do Estado, é o Hospital Giselda Trigueiro.”, informou Kalidyja Freitas durante a capacitação.

A vigilância também se reuniu no último dia 6 com a direção administrativa do Aeroporto Dix-sept Rosado para passar orientações e discutir capacitações sobre o novo coronavírus (Covid-19). O motivo da escolha do aeroporto é por ser porta de entrada aérea na cidade e receber pessoas de todas as partes do Brasil. Essa iniciativa está dentro das medidas de prevenção e controle do Covid-19 que a Prefeitura de Mossoró vem discutindo desde o começo do ano. O encontro reuniu funcionários da Companhia Azul, Aeroporto e servidores da Vigilância em Saúde.

ENTENDA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS (COVID-19) E POR QUE ESSAS MEDIDAS SÃO IMPORTANTES

1. NÃO SE DESESPERE! Caso você ou alguém que conheça apresente sintomas característicos como tosse seca, febre, espirros constantes ou teve contato com alguém que recentemente veio de áreas com casos já diagnosticados, comunique imediatamente as autoridades de saúde.

2. LAVE AS MÃOS com água e sabão ao entrar e sair de ambientes (públicos, especialmente), e, se possível, utilize álcool 70%.

3. NÃO ESPIRRE E NEM TUSSA sem proteger adequadamente a boca e o nariz. Proteja seu rosto se você for espirrar; dobre o braço e coloque nariz e boca “dentro” do cotovelo.

4. MANTENHA UMA DISTÂNCIA SEGURA de pessoas que estão espirrando ou tossindo. A OMS recomenda distância de 1m, pelo menos, para que gotículas não alcancem você.

5. NÃO ACREDITE em qualquer texto visto ou recebido pela internet. Muitos deles só causam medo e instabilidade. Nossas autoridades de saúde estão em constante contado com a SESAP e atento aos boletins da OMS.

6. NÃO DÊ MARGEM AO PÂNICO! Está sentindo algum dos sintomas ou esteve em contato com algum possível infectado? Os profissionais de saúde da Prefeitura de Mossoró podem ajudar com orientações e cuidados, bem como novas medidas de proteção. Portanto, em caso de dúvida, procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

7. EVITE MULTIDÕES E ESPAÇOS AGLOMERADOS. Embora o coronavírus apresente uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe, a disseminação acontece de pessoa para pessoa por gotículas respiratórias ou contato.

8. NÃO COMPARTILHE objetos de uso pessoal como pratos, copos, talheres, escovas de dente, roupas de cama e de banho.

9. NÃO SE AUTOMEDIQUE. Sentiu os sintomas ou esteve em contato com algum possível infectado? Procure um médico! Automedicar-se traz graves riscos à saúde. O médico está apto a diagnosticar doenças, identificar sintomas e recomendar qual o melhor medicamento e a dosagem correta.

10. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: evite pegar na mão dos bebês. As mãos são uma das principais vias de transmissão de germes e microrganismos e os bebezinhos levam constantemente as mãozinhas à boca.

Tags:

amostras
casos suspeitos
SESAP
Secretaria de Saúde
coronavírus

voltar