Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 13 Mar 2020 | Redação Reitoria da Ufersa reforça medidas de prevenção contra o coronavírus

Crédito da foto: Arquivo Campus Central da Ufersa, em Mossoró

Manchetinha: A instituição solicita a servidores e discentes que tenham regressado nos últimos 14 dias ou que se encontre em algum dos países em que houve casos confirmados da doença, que comunique imediatamente para que a situação sobre necessidade de quarentena seja tratada de forma particular

Legenda: A Ufersa diz que acompanha a situação global e nacional relacionada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Através de sua página oficial na internet, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) comunica que acompanha a situação global e nacional relacionada à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Gabinete da Reitoria solicita a todos os membros da comunidade acadêmica da Ufersa (servidor ou discente) que tenham regressado nos últimos 14 dias ou que se encontre em algum dos países em que houve casos confirmados da doença, que comunique imediatamente através do e-mail gabinete@ufersa.edu.br para que a situação sobre necessidade de quarentena seja tratada de forma particular. Caso apresente sintomas característicos (tosse, febre alta ou falta de ar) a orientação é ligar 136 ou procurar uma Unidade de Saúde.

Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica, haverá divulgação por intermédio dos veículos oficiais de comunicação da instituição.

“Por recomendação dos Ministérios da Educação e do Ministério da Saúde, e pela Universidade se tratar de um ambiente de grande circulação de pessoas e de atividades coletivas, reforçamos que todos devemos promover e disseminar as seguintes medidas de prevenção:

Higienizar frequentemente as mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas;
Evitar compartilhamento de copos e vasilhas;
Usar recipiente individual para consumo e evitar ao máximo contato direto da boca com torneiras de bebedouros”.

A instituição alerta ainda para que todos tomem cuidado com a disseminação de informações falsas sobre a doença, procurem obter informações em fontes confiáveis, como, por exemplo, o aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

A Ufersa prepara uma campanha de divulgação nas redes sociais para alertar a comunidade acadêmica sobre os riscos e prevenções contra o Covid-19.

O Ministério da Saúde mantém a vigilância ativa a respeito da circulação dos vírus respiratórios, com o monitoramento constante da situação epidemiológica, gerando boletins e notas técnicas para orientação dos serviços de saúde, dos demais setores e da população. Para mais informações a Ufersa pede que as pessoas acessem o site do Ministério da Saúde para tirar as dúvidas.

Mossoró tem dois casos em análise e um descartado

Dos três casos suspeitos da doença na cidade, um foi descartado e dois ainda estão em análise. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as amostras dos outros dois casos suspeitos foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. A reportagem apurou que resultado deve sair num prazo de sete dias e que não é possível especificar de qual caso foi descartado, sendo uma orientação do Ministério da Saúde.

Os três casos suspeitos divulgados na última segunda-feira, 9, eram de um homem de 49 anos, uma mulher de 46 e um adolescente de 13 anos. Eles viajaram recentemente à Itália e chegaram ao Brasil no início do mês.

Já em Mossoró, a família procurou um hospital privado, no sábado passado (07), e informou que já apresentava sintomas como febre, tosse, coriza, náusea, vômito e congestão nasal desde o dia 03 de março, período que ainda estavam em viagem na Itália.

Segundo a SMS, o hospital cumpriu com todas as medidas preventivas que o Ministério da Saúde orienta, inclusive comunicou à Secretaria de Saúde sobre o caso, como também está monitorando os três pacientes. Os suspeitos vão ficar em isolamento familiar por 14 dias, sendo acompanhados diariamente pela Secretaria de Saúde e SESAP.

Tags:

Ufersa
Reitoria
Mossoró
coronavírus
Covid-19

voltar