Segunda-Feira, 03 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 14 Mar 2020 | Redação UPAs passam a contar com salas de isolamento para evitar propagação do Covid-19

Crédito da foto: Arquivo Medida preventiva tem por objetivo evitar a propagação de possíveis casos do Covid-19

A Prefeitura de Mossoró comunicou através de seu site oficial que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) passarão a contar com salas de isolamento para pacientes que apresentem sinais e sintomas semelhantes ao Covid-19. A medida preventiva tem por objetivo evitar a propagação de possíveis casos do novo coronavírus na cidade.

De acordo com a PMM, caso algum paciente se dirija a uma unidade e o profissional de saúde suspeite do vírus, ele será isolado como medida de prevenção. A prefeita Rosalba Ciarlini visitou na tarde desta sexta-feira, 13, a UPA do Belo Horizonte. Segundo ela, a sala de isolamento servirá para que não haja contato do possível paciente com a doença dos demais pacientes.

“Cada UPA terá uma sala de isolamento, que servirá não para internar, e sim para realizar a pesquisa da situação, para que ele não fique em contato com outros pacientes. Ele vem direto para essa sala, onde vai ser colhido o exame. Se o paciente tiver bem, se faz o isolamento domiciliar, onde vai para casa com todas as orientações. Se necessitar de internação, daqui do isolamento o SAMU leva para a referência, que já foi montado para o estado. São medidas de precauções”, explicou a prefeita.

Cada UPA já está preparada com todo o material para evitar o contágio do vírus: luvas, máscaras, álcool em gel, aventais descartáveis e proteções especiais. “O mundo todo já está tendo casos de coronavírus, mas Mossoró não tem nenhum caso confirmado. Tivemos 3 casos suspeitos, onde uma pessoa teve o caso descartado, e as outras duas estão com o estado de saúde excelente. É bom ter essa tranquilidade, de saber que nós não temos nenhum caso. Estamos fazendo um trabalho para não sermos pegos de surpresa”, ressaltou a prefeita.

A Secretária Saudade Azevedo explicou a importância das medidas que o município vem tomando nas UPAs, em relação ao novo coronavírus. “Nós preparamos os kits e deixamos no local, no caso de chegar algum paciente suspeito, tanto para o profissional, quanto para o paciente. Sobre as salas de isolamento, não é para para que as pessoas fiquem internadas por algum tempo. Será somente o tempo das orientações, da coleta e do deslocamento”, disse.

Caso algum paciente se dirija a Unidade Básica de Saúde com sinais e sintomas do novo coronavírus, será encaminhado imediatamente a uma UPA mais próxima.

Todas as medidas obedecem as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde.

Tags:

UPA
Belo Horizonte
Alto de São Mnaoel
Santo Antônio
propagação
Covid-19

voltar