Mesmo não tendo nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) está realizando ações de prevenção e de combate à doença. No último final de semana, ocorreu uma reunião com profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, coordenadores da Atenção Básica e Especializada, além de membros da Vigilância em Saúde e outros servidores.
A reunião se fez necessário porque são estes profissionais que atenderão e darão todo o suporte às pessoas que, possivelmente, procure as unidades de saúde para serem atendidos. “São servidores de toda Secretaria de Saúde que vão ter uma responsabilidade muito grande de estarem à frente de seus órgãos levando mais e mais informações para os nossos profissionais, que inclusive foram treinados para saber orientar a população das medidas preventivas, mas também aos nossos irmãos mossoroenses”, destacou Rosalba Ciarlini.
A prefeita de Mossoró comentou ainda que o fato de o município não ter nenhum caso confirmado da doença, não o coloca numa situação de conforto. A secretária de Saúde do município, Saudade Azevedo, informou que a reunião que ocorreu neste final de semana serviu ainda para atualizar os profissionais de saúde sobre todo o protocolo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê para esta pandemia, como foi caracterizado o novo coronavírus em todo o mundo.
Saudade Azevedo disse ainda que o Plano de Contingência de Mossoró está pronto. “A gente reforça os protocolos e o fluxo aos nossos servidores e assim a gente se fortalece para que possa ter um tempo resposta mínimo entre a consulta do médico, a coleta dos exames e o isolamento domiciliar ou não. Vamos continuar capacitando nossos servidores. Capacitamos as UPAs e estamos capacitando a Atenção Básica, mas ainda é preciso disseminar mais informações entre os servidores. É preciso que a gente fique alerta, por isso vamos continuar diuturnamente capacitando nossos servidores”, informou a secretária.
A Secretaria Municipal de Saúde dará sequência às ações de prevenção e combate à doença, além de ações educativas no sentido de informar e alertar a população sobre o Covid-19.
Já nesta segunda-feira, 16, a equipe da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, esteve reunida com cerca de 20 funcionários do Aeroporto Dix-sept Rosado, para uma roda de conversas com esclarecimentos sobre o vírus. A equipe da Vigilância levou aos servidores orientações sobre como proceder, caso haja um suspeito.
De acordo com Karla Cartaxo, técnica da Vigilância em Saúde, este é o segundo momento de uma roda de conversa com os funcionários do aeroporto, que têm contato diariamente com pessoas que viajam. “Precisamos orientar as pessoas que trabalham no aeroporto, para que, se caso apareça algum suspeito da doença, alguém com os sintomas, que eles saibam como proceder, como trabalhar esse fluxo, como informar uma UPA e ao SAMU”, informou.
“Eles precisam saber as notas técnicas existentes, que estão sendo repassadas pelo Ministério da Saúde, para o combate e prevenção do novo coronavírus aqui em Mossoró. É mais do que necessário o repasse dessas informações para esses funcionários. Aqui temos semanalmente voos, pessoas circulando de outros estados do Nordeste”, continuou, Karla Cartaxo.
Ações de prevenção também atingem a rede municipal de ensino
Seguindo recomendações da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal de Educação também deu início a uma série de medidas preventivas visando evitar a disseminação do coronavírus (COVID-19). A solicitação do MEC prevê algumas diretrizes a serem seguidas pelo município.
De acordo com as diretrizes, serão evitadas marcações de reuniões presenciais que gerem concentrações de pessoas e eventos com aglomeração em ambientes fechados, além de promoção nas escolas de atividades educativas sobre higiene e ações de limpeza.
“De forma preventiva, suspendemos a aula inaugural do Núcleo de Tecnologia Municipal, do curso de informática, que ocorreria na semana passada na Escola de Artes. Com isso, em momento oportuno anunciaremos nova data”, informa a secretária de Educação, Magali Delfino.
Desde esta segunda-feira, 16, a secretária de Educação do Município vem realizando visitas às escolas e unidades de educação infantil para acompanhar o cumprimento das orientações do MEC. A portaria do MEC também institui o Comitê Operativo de Emergência, com o objetivo de “gerenciar questões inerentes a assuntos sensíveis de repercussão nacional”.
Tags: