Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 21h15 | 23 Abr 2020 | Novo decreto: setores do comércio de Mossoró reabrem a partir desta sexta-feira, 24

Podem reabrir em Mossoró as lojas de material elétrico, material de construção, tintas, ferragens, material de informática, óticas, insumos agrícolas, lojas de revenda de carros e motos, além de serviços como salão de manicure/pedicure, barbearias

Crédito da foto: Arquivo Prefeita Rosalba Ciarlini

O novo decreto de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), assinado pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP) nesta quinta-feira, 23, amplia o número de segmentos do comércio e serviços de Mossoró que podem retomar o atendimento público, mediante medidas obrigatórias de prevenção ao vírus. A reabertura parcial do comércio, que a princípio seria na próxima segunda-feira, 27, foi antecipada para esta sexta-feira, 24.

A partir desta sexta, segundo o decreto, já podem reabrir as lojas de material elétrico, material de construção, tintas, ferragens, material de informática, óticas, insumos agrícolas, lojas de revenda de carros e motos, além de serviços como salão de manicure/pedicure, barbearias entre outras unidades de beleza.

Os outros setores da economia local, listados no decreto anterior, continuam impedidos de funcionamento, no caso de bares, restaurantes, clubes, teatros, shoppings, templos religiosos, lojas de departamento e outras áreas consideradas não essenciais.

O decreto condiciona a reabertura desses setores a uma série de medidas de prevenção ao novo coronavírus. As empresas devem disponibilizar para os funcionários e clientes máscaras, álcool em gel e outros equipamentos de segurança. Todas as lojas devem fixar em suas entradas informações sobre as medidas que as pessoas precisam saber para minimizar os riscos de contaminação.

Se as empresas desrespeitarem essas orientações e as medidas que são obrigatórias, a Prefeitura pode voltar a suspender o funcionamento. “É importante que todos colaborem porque precisamos evitar ao máximo possíveis riscos de propagação do vírus. Esse momento é importante para mantermos o controle, por isso, a participação de todos é fundamental”, disse a prefeita Rosalba Ciarlini em entrevista ao JORNAL DE FATO.

A possibilidade de ampliar a flexibilização para os outros setores do comércio e serviço vai depender do comportamento do coronavírus nos próximos dias. A comissão formada para acompanhar a pandemia da Covid-19, chamada de “comitê da crise”, está se reunindo diariamente para avaliar o cenário. A avaliação desta quinta-feira sustentou a decisão de flexibilizar as medidas restritivas para os setores que voltaram a reabrir as suas portas nesta sexta-feira.

Uma nova reunião da comissão com a prefeita Rosalba está marcada para segunda-feira, 27, quando será feita avaliação dos números de infectados e suspeitos no sentido de orientar as próximas medidas a serem tomadas. É possível que o município amplie a reabertura do comércio, atendendo a setores que estão fechados há mais de um mês, mas vai depender do quadro da pandemia. “Se houver a certeza que a situação está sob controle, definiremos novas flexibilizações”, adiantou Rosalba.

Tags:

Mossoró
decreto
comércio
economia
pandemia

voltar