Por Ednaldo Moreno – Repórter do JORNAL DE FATO
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que nos primeiros quatro meses do ano o Abolição (que compreende os conjuntos 1, 2, 3 e 4) lidera a estatística de casos confirmados de dengue e chikungunya em Mossoró.
De acordo com o levantamento, são 23 confirmações para a dengue, o que corresponde a 18% do número de casos, e 64 para a chikungunya, perfazendo pouco mais de 46% dos confirmados. Em todo o primeiro quadrimestre, houve a notificação de 125 casos confirmados para a primeira doença e 138 para a segunda.
O número de casos confirmados de dengue no Aeroporto chega a 17. Já no Santo Antônio são 15. A zona rural do município acumula 10 casos. Barrocas e Belo Horizonte vêm logo atrás com 9, cada. O Santa Delmira tem oito casos. Alto do Sumaré (6), Boa Vista (5), Paredões (4), Planalto 13 de Maio (4) e Rincão (4) fecham a lista dos 12 primeiros com o maior número de confirmações para a doença.
Já nos casos de chikungunya quem vem logo atrás do Abolição é o Santo Antônio. O bairro tem 20 casos confirmados, três vezes menos do que o líder do ranking. Em seguida aparecem Santa Delmira (11), Aeroporto (09), zona rural (08) e Barrocas (07). Os demais bairros com casos confirmados da doença têm abaixo de cinco casos.
Abolição e Santa Delmira recebem carro fumacê a partir desta segunda
A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Saúde, informou na última terça-feira, 28, que o Abolição e o Santa Delmira serão os primeiros bairros a receber o carro fumacê. A medida começa nesta segunda-feira, 4, pelas duas localidades. A pasta explica que a presença dos carros fumacês é devido a um aumento atípico de notificações das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) nas últimas semanas na cidade.
Segundo a SMS, os bairros contemplados depois serão Santo Antônio, Barrocas, Boa Vista e Aeroporto. Cada bairro deve receber até três ciclos de aplicação de inseticida, devendo haver um intervalo entre um ciclo e outro de pelo menos três dias.
O fumacê poderá percorrer até 200 quarteirões por dia. Os horários de aplicação variam de 5h até, no máximo, às 7h e das 17h até, no máximo, 19h.
A Vigilância à Saúde do Município orienta que a população mantenha portas e janelas abertas para uma melhor aplicabilidade do inseticida. A Vigilância também reforça que a sociedade pode e deve ser uma importante aliada na luta contra as arboviroses. Não deixar recipientes com água parada nas residências e proteger as caixas d’águas são medidas mínimas que cada um deve fazer. Mesmo com todo trabalho intenso dos agentes de endemias para evitar qualquer epidemia de arboviroses, a população ainda não contribui da forma como deveria.
NÚMERO DE CASOS DE DENGUE
Abolição – 23
Aeroporto – 17
Santo Antônio – 15
Zona Rural – 10
Barrocas – 09
Belo Horizonte – 09
Santa Delmira – 08
Alto do Sumaré – 06
Boa Vista – 05
Paredões – 04
Planalto 13 de Maio – 04
Rincão – 04
Alto de São Manoel – 03
Nova Betânia – 02
Alto da Conceição – 01
Bom Jardim – 01
Centro – 01
Ilha de Santa Luzia – 01
Itapetinga – 01
Lagoa do Mato – 01
Total – 125 casos confirmados
NÚMERO DE CASOS DE CHIKUNGUNYA
Abolição – 64
Santo Antônio – 20
Santa Delmira – 11
Aeroporto – 09
Zona Rural – 08
Barrocas – 07
Planalto 13 de Maio – 03
Alto de São Manoel – 02
Boa Vista – 02
Bom Jardim – 02
Dix-Sept Rosado – 02
Nova Betânia – 02
Redenção – 02
Alto do Sumaré – 01
Centro – 01
Costa e Silva – 01
Dom Jaime Câmara – 01
Total – 138 casos confirmados
Tags: