JORNAL DE FATO
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, lançam, nesta quarta-feira (06), o livro “Direitos Humanos das Mulheres”.
Marcado para ocorrer às 19h, numa live nas redes sociais da UERN e da OAB/Mossoró, o evento contará com a mediação da apresentadora Aline Linhares, da Agência de Comunicação da Universidade, e com a participação das organizadoras da obra.
Reunindo textos de advogadas, professores e professoras universitárias, estudantes e outros profissionais sobre a questão da igualdade de gênero, o livro organizou-se em eixos diferentes temáticos, como participação política, violência, direitos sexuais e outros.
Aborda-se ainda os direitos das mulheres no contexto da pandemia vivenciada atualmente no mundo.
“É um livro que aborda temáticas afeitas às mulheres, que são, de maneira geral, as mais impactadas pelas consequências advindas da pandemia que estamos vivenciando. Elas são maioria nas equipes de saúde no enfrentamento direto à doença, trabalham praticamente o dobro de horas semanais em atividades do lar e de cuidado, o que é agravado pelo isolamento”, explicou Fernanda Abreu, advogada e professora da Faculdade de Direito da UERN (FAD/UERN).
De acordo com a professora, o livro foi pensado e executado no âmbito da Comissão da Mulher Advogada de OAB/Mossoró e organizado juntamente com as advogadas Mariana Bezerra, vice-presidente da comissão, e Brena Santos, integrante da Comissão de Diversidade da OAB/Mossoró, além de Séphora Nogueira, pró-reitora Adjunta de Assuntos Estudantis da UERN.
A produção esteve sob o comando da presidente da OAB/Mossoró, a advogada Bárbara Vasconcelos.
A presidente lembra ainda que o lançamento da obra ocorreu em alusão ao Dia Estadual da Mulher Advogada, que é o dia 30 de Maio. “Nesse mês, nós teremos uma programação na OAB iniciando no dia 6, com a live de lançamento, e uma sequência de outros encontros para debater os temas que são abordados no livro”, contou.
Resultado de trabalho coletivo, livro conta com participação de profissionais de diversas áreas
Além de textos das organizadoras, dentre as quais estão duas servidoras da UERN, o livro também possui contribuição de professoras, estudantes e egressas da Universidade, não apenas da FAD, mas também da Faculdade de Serviço Social (FASSO/UERN).
Há também artigos de profissionais de outras entidades, como professoras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade Potiguar (UnP).
De acordo com a descrição da obra, “o que as múltiplas autorias textuais que seguem têm em comum é o fato de abeberarem-se da crítica feminista do direito e de seu método de abordagem a partir da perspectiva de gênero e de outras categorias científicas, na busca de aportes que se projetem para a vida, que, mais que alimentar o pensar, possam conduzir o agir, o fazer, o viver estando/sendo mulher”.
Grande pesquisadora e interessada no tema, a professora Fernanda Abreu se mostra otimista com relação à melhora no cenário dos direitos das mulheres. “Com tantos movimentos importantes dando visibilidade à questão, tenho sim esperanças de que melhore, porque mudanças têm ocorrido a todo tempo sem que se tenha extirpado socialmente o problema”, afirmou.
Tags: