Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 18h30 | 14 Mai 2020 | Redação Secretaria de Saúde informa sobre nova vacina de rotina para adolescentes de 11 e 12 anos

Crédito da foto: Divulgação A vacina Meningocócica ACWY previne contra quatro tipos de Meningites

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta quinta-feira (14) o primeiro lote da vacina Meningocócica ACWY (conjugada), incluída pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), como mais uma vacina de rotina.

O coordenador Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, informa que a nova vacina disponibilizada pela rede pública, está sendo implantada a partir deste ano, tendo como público alvo exclusivamente os adolescentes de 11 a 12 anos.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina meningocócica C (conjugada) na rotina de vacinação para as crianças menores de cinco anos e adolescentes de 11 e 12anos de idade, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A partir de agora, as crianças tomam as mesmas doses, e os adolescentes que já receberam uma dose da vacina Meningocócica C devem receber a dose da vacina Meningocócica ACWY, respeitando o intervalo mínimo recomendado entre elas.

 “De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, 8.883 adolescentes em Mossoró deverão ser imunizados esse ano. Começamos a receber por sistema de cota, com lote inicial equivalente a cerca de 20% do número estimado, com 1.758 doses. O estoque será abastecido no decorrer do ano, gradativamente, para vacinação de todos os adolescentes que compõem o público alvo”, explica.

A vacina Meningocócica ACWY, previne contra quatro tipos de Meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.  Com base em informações presentes no Informe Técnico do Ministério da Saúde, a vacina é uma das principais formas de prevenção contra doenças Meningocócicas (DM). E a vacina meningocócica ACWY (conjugada) será disponibilizada para os adolescentes de 11 e 12 anos de idade, considerando a gravidade da doença e o estado de portador dos adolescentes.

Tags:

vacina
adolescentes
rotina
Mossoró
Secretaria de Saúde

voltar