Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 11h30 | 22 Mai 2020 | Redação Metade dos leitos para Covid-19 está ocupada por pacientes de outras cidades

Crédito da foto: Divulgação 27 dos 53 pacientes com Covid-19 internados na rede de saúde pública são de outros municípios

Levantamento divulgado nesta quinta-feira, 21, pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que 27 dos 53 pacientes com Covid-19 internados na rede de saúde pública em Mossoró são de outros municípios. O número corresponde a pouco mais de 50% das internações.

Ainda segundo o balanço, das 33 internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), 17 são de pessoas vindas de outros municípios e 16 de mossoroenses. Com isso, a pasta explica que a Capital do Oeste está com sua rede hospitalar sobrecarregada, o que dificulta o atendimento e que preenche rapidamente os leitos disponíveis.

A Secretaria de Saúde local entende que nesse sentido se faz necessária a reestruturação dos hospitais regionais nas cidades próximas, além da implementação de medidas já adotadas pelo Município, como barreiras sanitárias e maior rigor na fiscalização de estabelecimentos e pontos de maior fluxo, diminuindo o risco de contaminação. Aliado a isso, a ampliação dos leitos de responsabilidade do Governo do Estado.

Segundo informações da Central de Regulação de Leitos, pela necessidade crescente de pacientes de outros municípios, e mesmo com Mossoró chegando a controlar a curva da pandemia, a cidade deve vivenciar o pico da contaminação dos cerca de 70 municípios da região, que são destinados a Mossoró para tratamento da Covid-19. “Mossoró chega a receber até pacientes do Ceará, como é o caso de Icapuí”, complementa a secretária de Saúde, Saudade Azevedo.

Conforme anunciado, o Município intensificou as medidas, aumentando o rigor na fiscalização e estabelecendo sanções como multas aos estabelecimentos que descumprirem os decretos. As medidas foram publicadas na última quarta-feira, 20. Neste final de semana a Vigilância vai dar início às visitas aos estabelecimentos comerciais com orientações para aqueles que estão autorizados a funcionar, mas que precisam adotar as medidas de prevenção. A partir de segunda-feira, 25, será iniciada a aplicação de multas para os que desobedecerem os decretos.

Com a definição do maior rigor nas medidas, Mossoró ainda não avalia a necessidade de lockdown, mas o quadro da pandemia na cidade vem sendo observado e discutido pelo Comitê de Enfretamento à Covid-19, que delibera as ações e define os próximos passos.

Veja a lista de ocupação de leitos em Mossoró para Covid-19

UTI

Hospital Regional Tarcísio Maia

Mossoró 8
Tibau 1
Assú 2
Felipe Guerra 1
Baraúna 1
Areia Branca 1

Hospital São Luiz

Mossoró 8
Areia Branca 3
Felipe Guerra 1
Assú 2
Janduís 1
Baraúna 1
Apodi 2
Pendências 1

Enfermaria

Mossoró 10

Assú 3

Serra do Mel 1

Areia Branca 5

Pendências 1

Tags:

Mossoró
cidades
pacientes
Covid-19
pandemia
ocupação
leitos
UTI

voltar